13/05/2021 12:52:00

Congresso vota Projeto de Lei que proíbe despejos durante a pandemia

Redação/RedeTV!

Orientação da ONU para suspender despejos e remoções durante o período de pandemia não tem sido cumprida no Brasil

(Foto: Pixabay)

Está programada para esta quinta-feira (13) a votação do Projeto de Lei 827/2020, de autoria do deputado André Janones (AVANTE), que suspende pelo período de 90 dias - em razão da pandemia de covid-19 - a execução das ordens de despejo de locações de imóveis residenciais e comerciais.

De acordo com dados obtidos pela Campanha Despejo Zero, existem mais de 72 mil famílias no Brasil que estão de perderem suas residências.Outras 12 mil famílias já foram despejadas.

O Projeto de Lei prevê ainda a proibição do despejo de famílias inquilinas que estão impossibilitadas de pagar aluguel devido à grave crise econômica que assola o país. “Na pandemia, ficar em casa e ter moradia, um mínimo de condição de sobrevivência, é uma questão de vida ou morte. A aprovação deste projeto é uma afirmação do compromisso com a vida. Estamos nesta luta há mais de um ano, chegando no marco de 450 mil mortes decorrentes da pandemia. Precisamos garantir a vida das pessoas, e a aprovação deste projeto é um passo neste sentido”, afirma Benedito Roberto Barbosa, advogado popular do Centro Gaspar García de Direitos Humanos e integrante da Campanha Despejo Zero.

Veja também!

>>> Câmara aprova projeto que combate o superendividamento de consumidores

>>> Butantan entrega mais 1 milhão de doses de vacinas contra covid-19

>>> Trabalhadores nascidos em setembro podem sacar auxílio emergencial

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários