18/08/2019 19:03:00 - Atualizado em 18/08/2019 19:09:00

Câmara pode votar projeto sobre porte de armas nesta semana

Redação/RedeTV! com Agência Brasil

O porte só é permitido para as categorias descritas

(Foto: Agência Brasil)

Durante estam semana, o plenário da Câmara dos Deputados pode votar, o Projeto de Lei 3.723/19, do Poder Executivo, que permite a concessão, por decreto presidencial, de porte de armas de fogo para novas categorias, além das previstas no Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03). Na semana passada, o plenário da Casa aprovou o regime de urgência para votação da proposta.

Atualmente, o porte só é permitido para as categorias descritas no Estatuto do Desarmamento, como militares das Forças Armadas, policiais e guardas prisionais. O porte de armas consiste na autorização para que o indivíduo ande armado fora de sua casa ou local de trabalho. Já a posse só permite manter a arma dentro de casa ou no trabalho.

O relator do projeto, deputado Alexandre Leite (DEM-SP), acatou três das 20 emendas apresentadas à proposta, como estender o porte de arma para os oficiais de Justiça e para os oficiais do Ministério Público.

Outra emenda quer incluir os integrantes dos órgãos policiais da Câmara Legislativa do Distrito Federal e das assembleias legislativas dos estados na lista dos autorizados a ter porte de arma e permitir os órgãos a comprar armas de fogo de uso restrito sem autorização do Comando do Exército.

Veja também!

>>>Bolsonaro avalia indicações para PGR

>>>Homem-bomba mata 63 em festa de casamento no Afeganistão

>>>Brasil tem 45 milhões de desbancarizados, diz pesquisa

Recomendado para você

Comentários