15/04/2021 17:45:00

Câmara dos Deputados aprova pena mais severas para crimes cibernéticos

Redação RedeTV

Na pandemia os casos de crimes em meios eletrônicos aumentaram significativamente

(Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados)

A Câmara dos Deputados  aprovou nesta quinta-feira (15), em votação simbólica, o Projeto de Lei 4554/20, que aumenta a pena para crimes de furto e estelionato praticados com o uso de dispositivos eletrônicos (celulares, computadores, tablets). 

De acordo com o Centro de Denúncias de Crimes Cibernéticos do FBI, durante a pandemia do coronavírus, houve um aumento de  300% de ataques cibernéticos nas principais economias do mundo.

“Um em cada cinco brasileiros foi alvo do golpe de phishing em 2020. Este golpe ocorre quando um criminoso cria página falsa para simular um site verdadeiro para roubar dados e desviar recursos da vítima.” Diz o deputado Vinicius Carvalho (Republicanos-SP), substituto do relator. 

A intenção da Câmara é punir com maior rigor golpes que se tornaram comuns  durante a pandemia. Aprovada com substitutivo do relator, Vinicius Carvalho, a proposta voltará para o Senado.

Atualmente, a pena é de três meses a um ano de reclusão e multa. Pela nova proposta, a pena será de multa e reclusão de um a quatro anos, e caso o crime resulte em prejuízo econômico, a reclusão aumenta de dois a cinco anos e multa.

Veja também!

>>>MPF do Amazonas entra com ação contra ex-ministro da Saúde e secretário da Saúde

>>>STF começa a decidir se mantém anulação de condenações de Lula

>>>Senado: partidos indicam membros para CPI da Covid-19

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários