28/10/2019 14:04:00 - Atualizado em 28/10/2019 15:20:00

Bruno Covas é diagnosticado com câncer e passará por quimioterapia

Redação/RedeTV! com ABr

Prefeito de SP está internado desde a semana passada para o tratamento de uma erisipela que evoluiu para embolia


Prefeito de São Paulo, Bruno Covas, está internado em hospital de SP — (Foto: Reprodução/Instagram)

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), foi diagnosticado com câncer no trato digestivo e terá de passar por quimioterapia. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (28) em coletiva de imprensa no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde o político segue internado desde quarta-feira (23) para o tratamento de uma erisipela que evoluiu para uma trombose venosa em sua perna e tromboembolismo pulmonar.

Segundo a equipe médica de Covas, o adenocarcinoma está localizado na área de transição entre o esôfago e o estômago, e há também um nódulo hepático. 

De acordo com o médico infectologista David Uip, o prefeito está bem fisicamente e emocionalmente. "Ele está ótimo, não tem sintomas, está animado, disposto e confiante". O médico ainda completou que os achados vieram de uma investigação proativa. "Ele não tem qualquer sintoma, jamais apresentou qualquer sintoma digestivo, não emagreceu, foi realmente um achado de sorte", disse Uip.

Segundo o médico cardiologista Roberto Kalil, a investigação se deu por conta de um protocolo de investigação quando há o quadro do tromboembolismo.

"Um paciente com uma trombose em um membro inferior, jovem, pesquisamos outras causas além do simples fato de ser postural, ficar com a perna muito para baixo, e não é o caso dele que é muito ativo. Então faz parte da investigação de embolia de pulmão em jovem procurar neoplasia e feita a tomografia já mostrou uma lesão no estômago. A completamentaçao dos exames confirmou o diagnóstico", explicou o cardiologista.

O médico cirurgião digestivo Raul Cutait explicou que a lesão é totalmente assintomática. "A lesão não chegou a trazer nenhuma dificuldade para alimentação, deglutição nesse sentido. Há um linfonodo que está adjacente e um único nódulo hepático. Nessas condições o tratamento de escolha é o tratamento quimioterápico, por meio desse exame se pode englobar a doença toda ao mesmo tempo".

Mais cedo, o prefeito afirmou em seu Instagram que está confiante que vai "vencer os desafios" relacionados ao seu estado de saúde. "Não tenho dúvidas que vou vencer esse desafio. Quero agradecer as centenas de mensagens que tenho recebido de inúmeras pessoas. Ajuda muito a enfrentar a tempestade", disse Covas em sua rede social. Junto ao post, o prefeito também publicou boletim médico divulgado pelo hospital no domingo (27), quando foi diagnosticado o surgimento de um tumor no trato digestivo.


“Não tenho dúvidas que vou vencer esse desafio", disse Covas em rede social após publicar boletim médico - (Foto: Reprodução/Instagram)

Tratamento de Bruno Covas

Segundo o oncologista clínico Tulio Eduardo Pfiffer o tratamento será intenso. "Como ele é jovem, forte e motivado, vamos optar por um tratamento de quimioterapia mais intenso, envolvendo três remédios, infusional, que dura em torno de 36 horas cada ciclo. A média de um ciclo a cada duas semanas. O tratamento é eficaz e os resultados clínicos cada vez melhores".

De acordo com o médico David Uip, Covas fica internado pelo menos até o fim da semana e por enquanto vai despachar do hospital. A equipe explicou que o tratamento poderia ser feito de forma ambulatorial, mas como ele está internado para tratar a embolia já iniciará o tratamento quimioterápico no hospital.

Não há previsão que ele deixe o cargo para realizar a quimioterapia. " Ele disse para mim que tem a responsabilidade de ficar no cargo enquanto possível e terá a responsabilidade de deixar o cargo se precisar", disse o médico David Uip.

Bruno Covas, que tem 39 anos, está no cargo desde abril de 2018, quando o então prefeito João Doria renunciou para disputar a eleição ao governo do estado.

Cinco dias internado

O Hospital Sírio-Libanês informou que Bruno Covas foi submetido na noite de domingo (27) a uma laparoscopia diagnóstica. Na sexta-feira (25), o prefeito de São Paulo foi diagnosticado com trombose venosa – formação de um coágulo sanguíneo em uma veia profunda – nas veias fibulares, localizadas na lateral da perna e no tornozelo.

“No sábado, dia 26, foi realizado um pet scan em continuidade à investigação diagnóstica. Este exame mostrou o surgimento de uma tumoração no trato digestivo”, informou o boletim médico.

O prefeito está sendo acompanhado pelas equipes médicas coordenadas pelo professor Dr. David Uip, pelo professor Dr. Roberto Kalil Filho, Dr. Tulio Eduardo Flesch Pfiffer, Dr. Artur Katz e professor Dr. Raul Cutait.

Bruno Covas deu entrada no Hospital Sírio-Libanês na quarta-feira (23) para o tratamento de uma erisipela, doença que causa um tipo de celulite (infecção da pele) provocada por bactérias que, quando encontram uma porta de entrada nas camadas mais superficiais da pele, espalham-se, formando uma mancha vermelha.

Veja também!

>>> Fernández derrota Macri e é eleito presidente da Argentina em 1º turno

>>> Após acordos, Bolsonaro agradece Emirados Árabes: "Fortalecendo nossos laços"

>>> Brasileirão: Flamengo vence o CSA e aumenta a invencibilidade

Assista aos vídeos da RedeTV! no YouTube e inscreva-se no canal!

Recomendado para você

Comentários