01/02/2021 23:08:00 - Atualizado em 01/02/2021 23:27:00

Arthur Lira vence em primeiro turno e é eleito presidente da Câmara dos Deputados

Redação/RedeTV! com Agência Brasil

Candidato apoiado por Bolsonaro consegue maioria absoluta

(Foto: Agência Câmara)

O deputado federal Arthur Lira (PP) foi eleito presidente da presidente da Câmara dos Deputados em 1º turno. O parlamentar teve 302 votos contra 145 de Baleia Rossi (MDB), seu principal oponente do pleito.

Lira era o candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro enquanto Rossi contava com o apoio do então chefe da câmara, Rodrigo Maia. Líder dos partidos do Centrão, que fazem parte da base do governo, a vitória do congressista é importante para o Planalto.

"Irei propor ao novo presidente do Senado, neste caso já eleito também, o senador Rodrigo Pacheco, de Minas Gerais, a quem parabenizo, uma ideia geral, que chamo de pauta emergencial, vejam bem, pauta emergencial, para encaminharmos os temas urgentes", afirmou Lira

"Temos que examinar como fortalecer nossa rede de proteção social. Temos que vacinar, vacinar, vacinar o nosso povo. Temos que buscar o equilíbrio das nossas contas públicas", completou o novo presidente da Casa.

Veja o placar final da votação:

Arthur Lira (PP-AL): 302 votos

Baleia Rossi (MDB-SP): 145 votos

Fábio Ramalho (MDB-MG): 21 votos

Luiza Erundina (PSOL-SP): 16 votos

Marcel Van Hattem (Novo-RS): 13 votos

André Janones (Avante-MG): 3 votos

Kim Kataguiri (DEM-SP): 2 votos

General Peternelli (PSL-SP): 1 voto

Em branco: 2 votos

Despedida de Maia

Em meio às lágrimas, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) fez seu último discurso após 4 anos e 7 meses como presidente da Câmara. Essa foi a primeira vez na história que um parlamentar comandou a Câmara por três vezes seguidas.

"Eu me preparei para não chorar. Honra que tive pelos últimos 4 anos e 7 meses. Onde eu tive a oportunidade de conhecer o meu país, através de cada um de vocês. Através de diálogos, visitas, conversas na Câmara. Através dos deputados, conheci melhor a nossa realidade e os nossos desafios", disse. 

Maia afirmou que 2020 foi o ano mais difícil de sua gestão em virtude da pandemia de covid-19. Desde março do ano passado, as atividades legislativas têm sido realizadas de forma virtual. Nas votações, apenas líderes partidários são autorizados a permanecer no plenário. 

"De todos os anos, o que foi mais desafiador para todos nós foi o ano passado, o ano da pandemia. Onde em uma semana se construiu um sistema de votação remota para que a Câmara dos Deputados tivesse a condição de liderar e construir em conjunto os projetos que garantiram as condições para o enfrentamento da pandemia", afirmou. 

Veja também!

>>> Congresso volta ao trabalho com pautas urgentes na mesa

>>> Butantan recebe no dia 3 insumos para mais 8,6 milhões de vacinas

>>> Enem digital tem 68,1% de abstenção

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários