16/05/2021 12:00:00 - Atualizado em 16/05/2021 16:22:00

Após luta contra o câncer, morre em São Paulo, aos 41 anos, o prefeito Bruno Covas

Redação/RedeTV!

Prefeito travava batalha contra o câncer desde 2019; ele deixa um filho de 15 anos  

(Foto: Reprodução/Instagram) 

Morreu neste domingo (16), às 8h20, aos 41 anos, o prefeito licenciado da cidade de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), informou a prefeitura, em nota. Covas estava internado desde o início do mês no Hospital Sirio-Libanes, na Centro da capital paulista, para tratamento de câncer no sistema digestivo com metástase nos ossos e no fígado. Covas era divorciado e deixa um filho de 15 anos de idade.

O corpo foi levado para o Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura, onde, às 13h, foi velado em cerimônia reservada para familiares e amigos próximos. O caixão deixou o local por volta das 14h30, onde seguiu por cortejo pela capital paulista.

O enterro, que também será restrito à família, será no Cemitério do Paquetá, em Santos, onde foi sepultado o corpo de Mário Covas, ex-governador de São Paulo e avô de Bruno. 

Em boletim divulgado na última sexta-feira (14), a equipe médica informou que o quadro clínico do prefeito era considerado irreversível. “O Prefeito Bruno Covas segue internado no Hospital Sírio-Libanês recebendo medicamentos analgésicos e sedativos. O quadro clínico é considerado irreversível”.

No início do mês, Covas decidiu se licenciar do cargo à frente da prefeitura por 30 dias para prosseguir com o tratamento de saúde. Na ocasião, Ricardo Nunes (MDB), vice-prefeito, assumiu a gestão da cidade. 

Nas últimas semanas, o prefeito, que chegou a ser intubado para conter um sangramento no sistema digestivo, havia iniciado uma nova etapa do tratamento, com sessões de imunoterapia e quimioterapia - que ajuda o próprio sistema imunológico a combater a doença. 

(Foto: Reprodução/Instagram) 

Inicio da doença 

Em outubro de 2019, Bruno Covas foi diagnosticado com adenocarcinoma, um tipo de câncer na região de transição do esôfago para o estômago, além de uma metástase no fígado e uma lesão nos linfonodos. Após o diagnóstico, ele iniciou um tratamento de quatro meses de quimioterapia. Em fevereiro de 2020,  novos exames demonstraram regressão da lesão esôfago-gástrica e da lesão hepática, mas uma biópsia detectou que o câncer nos linfonodos ainda persistia e os médicos decidiram então iniciar uma nova fase de tratamento, baseado em imunoterapia, uma estratégia que permite ao próprio sistema imune do paciente combater a doença.

Exames feitos pelo prefeito em abril de 2020 revelaram controle da lesão em linfonodos. Já neste ano, em fevereiro, Covas passou por um novo tratamento quimioterápico após os médicos descobrirem um novo nódulo no fígado. Em meados meados de abril, exames de controle mostraram novos pontos da doença no fígado e nos ossos. Com isso, os médicos decidiram dar continuidade ao tratamento com quimioterapia, além de imunoterapia. 

Em março de 2020, o prefeito entrou em isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus, e passou a morar na sede da prefeitura, onde permaneceu por cerca de 70 dias. Em junho de 2020,  Covas chegou a ser diagnosticado com Covid-19, mas não teve grandes complicações. 

Bruno Covas de Lopes, nascido em Santos-SP 7 de abril de 1980, é formado pela pela Pontífica Universidade Católica em São Paulo (PUC) em Direito e Economia. É advogado, economista e político. Ele foi reeleito prefeito da cidade de São Paulo pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), em 2020. Atualmente está afastado para tratar de um câncer, que em boletim divulgado nesta sexta (14), se mostrou irreversível.

A política está no sangue de Covas desde criança, ele que é neto de Mario Covas, governador de São Paulo, entre 1995 e 2001, quando foi afastado pelo acometimento de um câncer. Já com 18 anos, iniciou sua trajetória na política filiando-se ao PSDB, em 1999 foi eleito Primeiro Secretário da Juventude do Partido. Em 2003, foi eleito presidente estadual e já foi também presidente nacional da Juventude Tucana, em 2007, permanecendo no cargo até 2011 

Trajetória política 

Neto do ex-governador de São Paulo Mário Covas, Bruno Covas Lopes, nascido em 7 de abril de 1980, em Santos, no litoral de São Paulo, esteve ligado à política desde muito jovem. Se formou em direito, em 2002, pela Universidade de São Paulo (USP), e economia, pela Pontifícia Universidade Católica em São Paulo (PUC), em 2005. 

Sua carreira política teve início em 2004, ao se candidatar a vice-prefeito de Santos, pelo PSDB. Covas foi eleito deputado estadual por duas vezes. A primeira, em 2006, e pela segunda vez, em 2010, foi o candidato mais votado do estado, com cerca de 240 mil votos - mais de 130 mil, só na capital paulista.

Em 2011, assumiu a Secretaria do Meio Ambiente, a convite do até então governador, Geraldo Alckmin, e foi exonerado em 2014, para disputar as eleições naquele ano,  quando foi eleito deputado federal.

em 2016, foi eleito vice-prefeito de São Paulo, pelo PSDB, na chapa de  João Doria, com a renúncia do então prefeito, que concorreu ao governo do estado de São Paulo, nas eleições de 2018, Covas assumiu a prefeitura da capital paulista. Nas últimas eleições, em 2020, Bruno Covas foi reeleito prefeito da cidade de São Paulo, com 59,38% dos votos apurados.

Recomendado para você

Comentários