29/04/2020 15:35:00 - Atualizado em 29/04/2020 16:17:00

André Mendonça toma posse como ministro da Justiça e Segurança Pública

Redação/RedeTV! com Agência Brasil

Mendonça era Advogado-Geral da União e substitui Sergio Moro na pasta

(Foto: Reprodução/TV Brasil)

O ex-Advogado-Geral da União, André Luiz de Almeida Mendonça, tomou posse na tarde desta quarta-feira (29) como ministro da Justiça e Segurança Pública. A vaga estava aberta desde sexta-feira (24) quando Sergio Moro se demitiu do cargo. 

A solenidade feita no Palácio do Planalto, em Brasília, ainda contou com a posse de José Levi Mello do Amaral Júnior como Advogado-Geral da União. Durante a cerimônia, o presidente Jair Bolsonaro disse que, "juntamente com o poder judiciário e legislativo", eles compõem um time de privilegiados. "Está nas nossas mãos, o futuro do Brasil", afirmou o presidente. 

Veja a posse completa:

André Mendonça, de 46 anos, é natural de Santos, litoral de São Paulo, advogado, formado pela Faculdade de Direito de Bauru (SP). Ele também é doutor em estado de direito e governança global e mestre em estratégias anticorrupção e políticas de integridade pela Universidade de Salamanca, na Espanha; é pós-graduado em direito público pela Universidade de Brasília (UnB). 

Repercussão 

Ministros de tribunais superiores elogiaram na terça-feira (28) a nomeação do novo ministro da Justiça e Segurança Pública. Em nota à imprensa, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso elogiou a nomeação. “O Dr. André Mendonça teve um desempenho admirável na Advocacia-Geral da União. Íntegro, elegante e preparado. Desejo a ele toda sorte na nova missão”, declarou.

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio Noronha, cumprimentou o ministro da Justiça e desejou sucesso no desempenho da nova missão.

“A nomeação de André Luiz de Almeida Mendonça para o cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública é motivo de boas expectativas para todos os brasileiros. A admirável formação intelectual, que inclui mestrado e doutorado pela Universidade de Salamanca, e a rica experiência profissional do novo ministro inspiram a confiança de que teremos nos negócios da justiça e da segurança uma gestão marcada pela eficiência e pelo espírito público”, afirmou.

Veja também!

>>> Governo de SP debate flexibilização da quarentena com prefeitos

>>> Uso de máscaras poderá ser obrigatório em trens e metrô de São Paulo

>>> MG: Crimes contra crianças e adolescentes caem 56% nos 20 primeiros dias de abril, diz Polícia Civil

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários