24/06/2022 15:35:00 - Atualizado em 24/06/2022 15:35:00

'América volta 150 anos no tempo', diz Joe Biden sobre decisão da Suprema Corte contra o aborto

Redação RedeTV!

Presidente dos Estados Unidos considerou a medida 'extremista'

(Foto:Reprodução/Twitter)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, criticou nesta sexta-feira (24) a medida tomada pela Suprema Corte, que derrubou o direito das mulheres realizarem abortos no país.

Segundo Biden, a decisão é "extremista" e disse que lutará para "proteger a saúde das mulheres". O estadunidense defendeu que a possibilidade de realizar um aborto seja lei e pediu que a população se manifestasse de forma pacífica.

"Este é o resultado de décadas de tentativas de acabar com essa lei. É uma ideologia extrema. A Suprema Corte fez algo que nunca havia feito antes, que é retirar um direito constitucionais dos americanos. A América volta 150 anos no tempo. As mulheres podem ser punidas por quererem proteger sua própria saúde, ou os médicos serão criminalizados por fazer seu dever de cuidar", disse Biden.

A realização do procedimento era permitida no país inteiro desde 1973, com a lei "Roe contra Wade", em qualquer situação até o momento que o feto se tornava, de fato, capaz de sobreviver fora do útero materno.

Apesar da decisão, não quer dizer que o aborto está completamente proibido no país. Agora, cada estado deverá decidir se permite ou não esse tipo de procedimento.

Ao menos 11 estados são considerados mais ao lado partido Democrata como a Califórnia e o Novo México. Nesses locais, o aborto deve continuar sendo permitido.

Após o anúncio da decisão da Suprema Corte, diversos protestos foram registrados no país. Tanto a favor como contra.

Veja também!

>>> CMN fixa em 3% a meta de inflação para 2025

>>> Brasil já registra ao menos 16 casos de varíola dos macacos

>>> Metrô em SP recolhe eletroeletrônicos e pilhas em estações até dia 30

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários