Opinião no ar

VOLTAR

Renata Barreto: se não tem privatização, terá o "monstro" da inflação

Assista aos nossos novos vídeos no YouTube e inscreva-se no canal!

Reexibição de 12/11 - No Opinião No Ar desta quinta-feira (12), Silvio Navarro recebeu os economistas Renata Barreto e Sérgio Vale, que falaram sobre o impacto da pandemia na economia do Brasil. De acordo com os especialistas, é necessário as privatizações "para conseguir receitas".


"Se você não tem privatização - lembrando que a Reforma da Previdência, o que a gente teve de ganhos de economia, na realidade, basicamente nós vamos gastar esse ano com a pandemia - , então a gente tem sim, sempre, esse monstro da inflação. Ele sempre ronda o Brasil e a América Latina de forma geral porque não se fazem as reformas estruturais e não se ataca o problema de frente", explicou Renata.


De acordo com Vale, que concordou com a colega economista, a "inflação está controlada", porém existe uma aceleração que precisa ser contida com as devidas reformas, já que tivemos uma "pressão de demanda forte este ano" por conta do auxílio emergencial.


"E aí você teve alguns problemas também adicionais. A China continua crescendo muito, preços de commodities muitos elevados, então você junta esses elementos todos e a gente vê a inflação de alimento chegar a 12%, como está chegando agora. E gradativamente, ai que tem o risco, a gente começa a ver outros segmentos começarem a subir, então material de construção está começando acelerar, vestuário começando acelerar", disse Sergio, que ainda falou sobre a projeção de inflação entre 3,5 e 4%.  

Publicada: 15/01/2021

Comentários