Opinião no ar

VOLTAR

"Pandemia e votos à distância impactaram a eleição nos EUA!"

No "Opinião no Ar" desta quarta-feira (20), o apresentador Luís Ernesto Lacombe pergunta ao assessor internacional da presidência, Filipe Garcia Martins, se a vitória de Joe Biden nos Estados Unidos seria um "efeito colateral" da pandemia?


"Eu acredito que sim. Me parece muito natural, muito correto dizer que a pandemia do coronavírus foi um fator decisivo, tanto pelo impacto que ela teve, tanto pelo modo como ela mudou a percepção do eleitorado norte-americano, inclusive o eleitorado mais velho que era cativo de Donald Trump. A forma como a votação foi realizada também gerou uma certa imprevisibilidade. A quantidade de votos à distância, as novas modalidades de voto. E claro, o fator econômico. O efeito colateral da pandemia que foi o fechamento dos comércios. Acabou estragando o ótimo desempenho econômico que o Trump tinha".


Sobre a relação entre Brasil e Estados Unidos, Martins explicou que o presidente Jair Bolsonaro sempre respeitou as regras do jogo eleitoral norte-americano. E lembrou que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso demorou 70 dias para se pronunciar sobre a vitória de George W. Bush nos anos 2000.

Publicada: 20/01/2021

Comentários