VÍDEO: Terremoto deixa 126 mortos e centenas de feridos entre o Tibete e o Nepal
Redação RedeTV!O tremor alcançou uma magnitude de 7,1
(Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Nesta terça-feira (7), um forte terremoto atingiu Tibete, região autônoma da China que compartilha o monte Everest com o Nepal. Segundo a Agence France-Presse (AFP), pelo menos 126 pessoas morreram.
De acordo com informações da Xinhua, agência de notícias estatal oficial do governo da República Popular da China, outras 188 pessoas ficaram feridas. O Ministério de Gestão de Emergências também informou que cerca de 1,5 mil bombeiros foram designados para realizar o trabalho de resgate no local.
A China registrou o tremor com uma magnitude de 6,8 na escala Richter, tendo como o epicentro o condado de Tingri. Já o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) avaliou o terremoto em uma magnitude de 7,1 e com uma profundidade de dez quilômetros.
Ainda conforme o serviço de informações, o sismo foi registrado às 9h05 locais e o epicentro ocorreu em uma área desértica do Tibete, cerca de 75 quilômetros ao norte do Monte Everest.
Frequentemente essas áreas do sudoeste da China, Nepal e norte da Índia recebem tremores por conta da colisão das placas tectônicas indiana e da Eurásia, ocasionando fortes elevações nas montanhas do Himalia e podendo até alterar a altura de alguns dos maiores picos do mundo.
Destruição
A Televisão Central da China (CCTV) e a agência de notícias revelaram que diversos tremores secundários foram identificados nas três horas após o terremoto, contribuindo para que cerca de mil residências fossem danificadas. Além disso, há algumas comunidades locais a menos de cinco quilômetros do epicentro do terremoto.
👉 Um terremoto de magnitude 6,8 atingiu a região entre o Tibete e o Nepal nesta terça (7), com epicentro em Tingri, um condado perto do Monte Everest. A região tem mais de 2 milhões de habitantes. O tremor causou a morte de ao menos 100 pessoas e deixou mais de 130 feridos. pic.twitter.com/8xL7Y3CCyx
— Reinaldo Gottino (@RGottino) January 7, 2025
Ao longo do último século, dez sismos foram identificados com uma magnitude média de seis graus no local onde aconteceu o terremoto desta terça-feira (7), segundo o USGS.
Moradores de Katmandu, capital do Nepal, revelaram que sentiram um forte tremor. A cidade fica a mais de 200 quilômetros do epicentro e possui mais de 2 milhões de habitantes. Não houve informações de feridos ou danos no local.
Fique informado com a RedeTV!
- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp