29/06/2022 09:32:00 - Atualizado em 29/06/2022 09:34:00

Turquia decide apoiar candidatura da Finlândia e Suécia à Otan

Redação RedeTV!

Cúpula da aliança militar acontece nesta quarta-feira (29), em Madri

(Foto: AP)

A Turquia decidiu apoiar as candidaturas de Suécia e Finlândia à Organização do Tratado do Atlantico Norte (Otan), informou o secretário-geral da aliança militar, Jens Stoltenberg, na terça-feira (28).

O presidente tuco, Tayyip Erdogan, acusava os dois países de “hospedarem organizações terroristas”. Ele se refere aos militantes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão, ou PKK. O partido representa um grupo de guerrilheiros curdos que defendiam um sentimento separatista da Turquia. O grupo foi classificado pelos Estados Unidos como uma organização terrorista em 1997.

"A Otan é uma aliança de segurança e não podemos aceitar que terroristas façam parte dela", disse o turco na época.

Apesar disso, Turquia, Finlândia e Suécia decidiram assinar um memorando abordando as preocupações dos turcos como a exportações de armas e a luta contra o terrorismo, informou Stoltenberg.

Cúpula da Otan

Com a aprovação de todos os países-membros da aliança militar ocidental, a entrada de Finlândia e Suécia é praticamente certa. Nesta quarta-feira (29), ocorre a cúpula da Otan em Madri, na Espanha.

Durante a reunião, os dois países receberão o convite formal para adesão.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, também participou do evento por videoconferência. "Esta não é uma guerra travada pela Rússia contra apenas a Ucrânia. Esta é uma guerra pelo direito de ditar as condições na Europa; por como será a futura ordem mundial”, disse.

Veja também!

>>> Motoristas e cobradores aprovam greve de ônibus em São Paulo

>>> Rodízio de veículos será suspenso em São Paulo nesta quarta

>>> Procurador de Registro vira réu por tentativa de feminicídio

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários