02/12/2019 09:11:00 - Atualizado em 02/12/2019 09:26:00

Trump diz que vai retomar tarifas sobre importações de metais do Brasil e da Argentina

Redação/RedeTV!

Brasil e Argentina tiveram 'alívio' da cobrança em 2018; Bolsonaro diz que irá entrar em contato com Trump


O presidente Jair Bolsonaro encontrou-se em março deste ano com o presidente Donald J. Trump, dos Estados Unidos da América - (Foto: Alan Santos/PR)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em publicação no Twitter que Brasil e Argentina têm desvalorizado as próprias moedas e, por isso, anunciou que irá retomar tarifas sobre aço e alumínio provenientes dos dois países da América do Sul.

"Brasil e Argentina têm presidido uma desvalorização maciça de suas moeda. O que não é bom para nossos agricultores", explicou o chefe da Casa Branca, acrescentando que o que vem acontecendo com as moedas locais frente ao dólar causa dificuldades para as exportações americanas. "Portanto, com efeito imediato, restaurarei as tarifas de todos os aços e alumínio enviados para os EUA a partir desses países".

"O Federal Reserve [banco central dos EUA] deveria agir da mesma forma, para que países, que são muitos, não se aproveitem mais nosso dólar forte, desvalorizando ainda mais suas moedas. Isso torna muito difícil para nossos fabricantes e agricultores exportarem seus produtos de maneira justa", completou Trump que, de acordo com a publicação, os efeitos da medida anunciada são imediatos.

Histórico

Em maio de 2018, o governo norte-americano se comprometeu em não incluir a Argentina e o Brasil na lista dos países que teriam o alumínio e o aço taxados. A alão foi tomada após pedidos do governo brasileiro.

Com o anúncio, parceiros como Canadá, México e União Europeia foram os mais atingidos, à época feito para tentar anunciar as tarifas sobre importações dos produtos para tentar proteger a indústria norte-americana.

Na prática, empresas americanas que desejam importar aço tem um preço acrescentado de 25%. No caso do alumínio, a tarifa é de 10%.

Bolsonaro responde

Ao jornal O Estado de S. Paulo, por meio do colunista Fabio Alves, o presidente da República, Jair Bolsonaro, reagiu à fala de Trump e afirmou que vai conversar com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e acrescentou que, se precisar, vai contatar o próprio presidente americano. "Se for o caso, falo com Trump, tenho canal aberto com ele", disse.

Veja também!

>>> Defesa de Eduardo Cunha pede prisão domiciliar à Justiça

>>> Confusão em baile funk deixa mortos pisoteados em Paraisópolis (SP)

>>> Flamengo vence Palmeiras por 3 a 1 no Allianz Parque

Assista aos vídeos da RedeTV! no YouTube e inscreva-se no canal!

Recomendado para você

Comentários