20/05/2022 11:31:00

Talibã exige que apresentadoras de TV cubram o rosto no Afeganistão

Redação RedeTV!

Medida começa a valer no sábado (21)

(Foto: AP)

A partir de sábado (21), as mulheres apresentadoras de televisão no Afeganistão deverão cobrir o rosto quando estiverem no ar, segundo uma exigência do Talibã, organização extremista que comanda o país. As informações são da Reuters.

Dias antes, o Talibã já havia determinado que as mulheres cobrissem o rosto quando estivessem em público, retornando a uma política adotada no antigo regime do grupo.

O porta-voz do Ministério para Promoção da Virtude e Prevenção do Vício do Talibã, Akif Mahajar, informou à agência de notícias internacionais que a medida foi classificada como um “conselho”, mas impôs uma data para o início.

Apesar da classificação, Mahajar não respondeu quando questionado sobre as possíveis consequências de quem não seguir o suposto “conselho”.

Muitas mulheres de regiões centrais como Cabul, a capital, não cobrem seus rostos, mas a maioria da população feminina adota o uso do lenço na cabeça por motivos religiosos. A medida foi obrigatória durante o primeiro comando do Talibã no país, que durou de 1996 a 2001.

O grupo extremista voltou ao poder em agosto de 2021, quando tomou Cabul, e o então presidente Ashraf Ganhi fugiu do Afeganistão. Na ocasião, milhares de pessoas deixaram o país com medo que a repressão vista no primeiro regime retornasse.

Veja também!

>>>STF decide validar punição a motorista que recusar bafômetro

>>>Partidos da terceira via devem oficializar candidato em breve

>>>Ministério da Economia mantém previsão do PIB em 1,5%

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários