03/12/2021 20:26:00 - Atualizado em 03/12/2021 20:34:00

Rússia: Pesquisadores desenvolvem robô capaz de caminhar

Redação RedeTV! com TV Brics

Os especialistas do Instituto de Pesquisa em Mecânica elaboraram os primeiros projetos há cerca de dois anos

(Foto: Divulgação/TV Brics) 

Pesquisadores da Universidade Estatal de Moscou desenvolveram o primeiro robô da Rússia que caminha. Pesando cerca de 15 quilos, a máquina inteligente tem o tamanho de um poodle. O equipamento, que já compreende vários comandos, embora não verbais, mas de computador, se levanta sem nenhuma ajuda.

Para um humano ou animal, é algo rotineiro, mas para um robô, é o máximo da engenharia. Antes, apenas equipes dos EUA, Europa ou China eram capazes de fazer isso.

Agora, a Universidade de Moscou está entre eles. Os especialistas do Instituto de Pesquisa em Mecânica elaboraram os primeiros projetos há cerca de dois anos. Então a oferta de componentes era muito diferente, muitas peças foram desenvolvidas por eles mesmos.

“Hoje, há mecanismos de transmissão parecidos, quase o mesmo motor, câmbio e eletrônica de controle parecidos.Em geral, semelhantes em engenharia e funcionalidade. Mas, quando começamos, não havia nada disso. A equipe passou mais de um ano construindo os mecanismos de transmissão para o robô, ou seja, as patas. Foram várias tentativas para chegar ao resultado necessário. O cérebro da máquina é um mini-computador pessoal. O restante da parte eletrônica é projeto próprio. O corpo foi o que exigiu menos esforços”, afirma o engenheiro-chefe de eletrônica do Instituto de Pesquisa em Mecânica da Universidade Estatal de Moscou, Dmitry Kapytov.

As tecnologias de caminhada diferem das de esteiras ou de rodas, pelo fato de que podem superar os distintos obstáculos que existem nas cidades. Ele desce e sobe escadas com facilidade e pode entrar em qualquer lugar. Tarefas difíceis para outros mecanismos de transmissão.

Os criadores do robô estão satisfeitos com o resultado, mas estão prontos para aperfeiçoar a máquina. melhorar a estabilidade dos componentes mecânicos,  assim como a confiabilidade do controle.

A resistência, dizem eles, também será melhorada. A nova unidade será um pouco mais potente e sensivelmente mais precisa. vamos trabalhar melhor sua resistência mecânica. Trabalharemos um pouco mais os materiais. Assim como as soluções de layout.

O mais importante é torná-lo mais leve. O robô atualizado será mais rápido e terá mais autonomia. A bateria será suficiente para uma hora e meia de trabalho ao invés de uma hora como é hoje em dia.

Os engenheiros também melhorarão o controle e acrescentarão conexões para controle remoto, como os usados em brinquedos. Os especialistas também pensam em novos desenvolvimentos uma ideia é um cavalo mecânico.

(Foto: Divulgação/TV Brics) 

Recomendado para você

Comentários