31/03/2020 22:24:00 - Atualizado em 31/03/2020 23:49:00

Ratos, insetos e desperdício: o destino dos alimentos estocados na quarentena do coronavírus

Redação/RedeTV!

Pânico da pandemia fez com que pessoas corressem aos supermercados


(Foto: Reprodução/Twitter)

Após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar que o Covid-19 era uma pandemia no início de março, milhões de pessoas correram aos supermercado ao redor do mundo para garantir que teriam alimento o suficiente para suportar os tempos de isolamento social em suas casas.

Mas, cerca de um mês após um pânico generalizado que levou as pessoas a fazerem estoques de alimentos muito maiores do que precisavam, começam a surgir consequências desse exagero.

De acordo com o jornal britânico "The Sun", os ingleses que guardaram quantidades muito grandes de comida vêm sofrendo com infestações de formigas, baratas, camundongos e ratos. Além de um grande volume de alimentos indo parar no lixo.

Segundo Peter Higgs, administrador de uma empresa de controle de pragas, "as pessoas têm muito arroz e macarrão e estão guardando em locais que antes não tinham alimentos armazenados".

"Como eles têm muito disso, as pestes vão entrar e as pessoas nem vão perceber", disse peter ao "The Sun". 

Ainda segundo o especialista, como as pessoas compraram mais alimentos frescos do que conseguiriam comer, houve um aumento na produção de lixo nas casas, o que também pode contribuir para o aumento na presença de ratos.

De acordo com o técnico em controle de pragas Jordan Foster, "Eventualmente, deixaremos mais migalhas e outros produtos alimentícios por toda a casa. Principalmente porque estamos assistindo televisão e comendo lanches no sofá e assim por diante".

"Portanto, esteja seguro, mas acima de tudo, seja inteligente e mantenha sua propriedade em boas condições, porque,por enquanto, é a sua fortaleza", completou Jordan ao "The Sun"

Prevenção

Caso você seja uma das pessoas que fez um grande estoque de alimentos para a quarentena, existem algumas dicas que podem ser úteis para evitar a presença de pragas:

  • Congele alimentos frescos para aumentar sua vida útil e diminuir a quantidade de lixo;
  • Tente tapar buracos ou locais em que ratos ou outros insetos possam conseguir entrar na sua casa;
  • Mantenha os alimentos em recipientes de metal ou plástico, se possível, reforçados para evitar que sejam violados.

Veja também!

>>> OMS: governos devem pensar em quem precisa garantir o pão de cada dia

>>> "Isolamento não pode ser imposto de forma quase eterna", diz Bolsonaro

>>> Teste com hidroxicloroquina na Itália dá resultado positivo

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários