08/09/2022 14:39:00 - Atualizado em 09/09/2022 09:01:00

Rainha Elizabeth ll morre aos 96 anos na Escócia

Redação RedeTV!

Monarca estava reunida com a família no Palácio de Balmoral

(Foto: AP)

Uma das figuras mais importantes da história da humanidade moderna e contemporânea, a rainha Elizabeth II da Inglaterra, morreu nesta quinta-feira (8), no Palácio de Balmoral, na Escócia, onde ela costumava passar os verões. Segundo um comunicado do Palácio de Buckingham, ela faleceu por causas naturais.

No início do dia, os familiares da rainha foram chamados ao palácio porque a monarca de 96 anos apresentava um quadro de saúde preocupante, segundo os médicos. Durante toda a quinta-feira, Elizabeth ficou sob supervisão.

Todos os seus quatro filhos viajaram para a Escócia e se despediram da rainha. Logo pela manhã, o príncipe Charles, herdeiro do trono, Andrew, Anne e Edward, além de seu neto William, foram vistos em Balmoral. O príncipe Harry e sua esposa, Meghan Markle, estavam na Alemanha, a caminho da Escócia.

O último compromisso da monarca aconteceu na última terça-feira (6), quando Liz Truss foi nomeada primeira-ministra do Reino Unido. A premiê ainda disse que todo o país estava preocupado com a situação. Em 70 anos de reinado, ela nomeou 15 primeiros-ministros.

(Foto: AP)

Desde que a saúde de Elizabeth II se tornou uma pauta na imprensa mundial, poucos comunicados foram emitidos pelo Palácio de Buckingham.

A rainha mais longeva da história do Reino Unido

(Foto: AP)

Em junho deste ano, Elizabeth II completou 70 anos de reinado, a maior marca já vista na história do país. No dia 2 daquele mês, diversas homenagens foram feitas no Reino Unido. Milhares de pessoas participaram do Jubileu de Platina. 

A Guarda Real disponibilizou cerca de 1.500 militares para a festa. A rainha saudou as tropas acompanhada de seu primo, o duque de Kent, que é coronel da Guarda da Escócia, da sacada.

Além do desfile em terra, 70 aviões da frota britânica sobrevoaram o céu de Londres, na Inglaterra, incluindo as réplicas da Segunda Guerra Mundial.

"Espero que os próximos dias sejam uma oportunidade para refletir sobre tudo o que foi conquistado durante os últimos 70 anos, enquanto olhamos para o futuro com confiança e entusiasmo”, disse a rainha em um comunicado divulgado naquela ocasião

Rainha aos 25 anos de idade

Elizabeth Alexandra Mary nasceu em 21 de abril de 1926, em Londres, na Inglaterra, e assumiu o trono em 6 de fevereiro de 1952. Em 1947, casou com Philip, o Duque de Edimburgo, que morreu em abril de 2021.

“Elizabeth II, pela Graça de Deus, do Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte e Rainha de seus outros Reinos e Territórios, Chefe da Commonwealth e Defensora da Fé”, é o seu título oficial. A rainha assumiu a coroa precocemente, quando seu tio, Edward VII, abdicou do trono, dando lugar a seu pai. Ele então morreu jovem, com um câncer de pulmão e deu lugar a Elizabeth II.

Elizabeth II no Brasil

Em 2 de novembro de 1968, a rainha Elizabeth II visitava o Brasil pela primeira e única vez em todo seu reinado.

Na época, a monarca veio acompanhada de seu marido Philip. Ao longo de oito dias, os representantes da Monarquia Britânica visitaram cinco capitais: Recife, Salvador, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, depois, seguiram para a Argentina.

Durante o período em solo brasileiro, Elizabeth II participou de eventos com o então presidente da República, Artur da Costa e Silva, e visitou monumentos históricos do país.

Em seus últimos dias no Brasil, a rainha e o rei assistiram a um jogo entre as seleções do Rio e de São Paulo, no Maracanã. Ao final da partida, Pelé e Gerson foram agraciados com um troféu “real”.

(Foto: Reprodução/RedeTV!)

Veja também!

>>>Balanço do Bicentenário da Independência analisa atos do 7 de setembro

>>>Homem é detido após tentar se aproximar de Bolsonaro no RJ

>>>Bicentenário da Independência termina de forma pacífica em São Paulo

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários