Putin alerta para risco de 3ª Guerra Mundial em meio a tensões globais
Felipe Lessa/ Redação RedeTV!Presidente russo expressa preocupação com escalada de conflitos, incluindo embate Israel-Irã e guerra na Ucrânia
(Foto: Sputnik/Gavriil Grigorov/Kremlin)
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, expressou preocupação de que o mundo esteja caminhando para uma Terceira Guerra Mundial. A declaração foi feita nesta sexta-feira (20), em São Petersburgo, durante um fórum econômico, ao ser questionado sobre o conflito direto entre Israel e Irã. A Rússia é aliada do Irã.
Putin mencionou tanto a guerra na Ucrânia, iniciada pela invasão russa em fevereiro de 2022, quanto as crescentes tensões entre Israel e Irã. O líder russo se mostrou inquieto com a situação das instalações nucleares no Irã, onde técnicos russos estão construindo dois novos reatores.
“É preocupante. Estou falando sem ironia, sem brincadeiras. Claro que há muito potencial de conflito, ele está crescendo, e está bem diante de nossos olhos — e nos afeta diretamente”, disse Putin.
Além disso, Putin comanda a invasão de suas tropas na Ucrânia, que completou três anos em fevereiro. Nos últimos meses, os atritos com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) — composta por países da União Europeia, Estados Unidos e Reino Unido — aumentaram o temor de que o conflito se espalhe para além das fronteiras ucranianas.
Sobre a guerra na Ucrânia, Putin fez novas ameaças e enviou sinais conflitantes. Ele mencionou a possibilidade de tomar novos territórios, como a cidade de Sumy, no nordeste ucraniano, e afirmou que os povos russo e ucraniano "são um só", indicando que, nesse sentido, "a Ucrânia inteira é nossa". O líder russo também declarou que não busca a rendição do adversário, mas sim o reconhecimento dos cerca de 20% do território ucraniano que suas forças controlam atualmente.
A fala de Putin sobre o povo ucraniano ecoa um ensaio publicado por ele em 2021, no qual defendia a inexistência da Ucrânia como um país soberano. No entanto, nesta sexta-feira, o presidente russo afirmou que nunca questionou o direito dos ucranianos à soberania.
Fique informado com a RedeTV!
- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp