13/01/2021 12:01:00 - Atualizado em 13/01/2021 12:02:00

Pence rechaça ativar 25ª emenda para afastar Trump

Ansa Brasil

Câmara dará sequência a pedido de impeachment contra presidente

(Foto: Reprodução/Instagram)

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, afirmou na última terça-feira (13) que não ativará a 25ª emenda da Constituição para declarar Donald Trump incapaz de seguir no comando do país.

Em carta à mandatária da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, Pence disse que a utilização desse instrumento "abriria um precedente terrível". "Eu não acredito que tal curso das ações corresponda ao melhor interesse de nossa nação ou seja consistente com nossa Constituição", escreveu.

Impeachment

Com a recusa de Pence em ativar a 25ª emenda, o Partido Democrata dará sequência ao pedido de impeachment contra Trump por "incitação à insurreição".

O presidente é acusado de insuflar apoiadores reunidos em uma manifestação em Washington no dia 6 de janeiro, em ato que culminaria na invasão do Congresso para tentar impedir a certificação da vitória de Joe Biden nas eleições.

A Câmara, de maioria democrata, deve votar o envio do processo ao Senado nesta quarta-feira (13). Segundo a CNN, a Casa Branca espera que pelo menos 20 republicanos votem pela abertura do impeachment, dos quais três já se posicionaram publicamente.

Além disso, Pelosi nomeou os nove congressistas democratas que formarão o time de acusação no processo contra Trump: David Cicilline, Diana DeGette, Eric Swalwell, Jamie Raskin, Joaquin Castro, Joe Neguse, Madelein Dean, Stacey Plaskett e Ted Lieu.

"Não tem lugar no governo para quem incita uma insurreição armada para reverter o resultado de eleições democráticas", diz o relatório aprovado pelos democratas na Comissão de Justiça da Câmara.

"É verdade que o tempo que resta é limitado, mas um presidente capaz de fomentar uma insurreição violenta no Capitólio representa perigos ainda maiores. Ele deve ser removido", acrescenta o texto.

A posse de Biden está marcada para 20 de janeiro, mas os democratas não descartam prosseguir com o processo após a troca de poder para tornar Trump inelegível para 2024. Para aprovar o impeachment do presidente, a oposição precisará do apoio de um terço da bancada republicana no Senado.

Veja também!

>>> OMS descarta "imunidade de rebanho" em 2021 mesmo com vacinas

>>> Vacina CoronaVac tem nova taxa de eficácia divulgada

>>> Funcionários lamentam após anúncio do fechamento das fábricas da Ford no BR

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários