15/03/2020 10:37:00 - Atualizado em 15/03/2020 12:19:00

Pandemia de coronavírus poderia ter sido evitada? Estudo diz que sim

Redação/RedeTV!

Número de casos ultrapassa a 150 mil no mundo

As infecções provocadas pela pandemia de coronavírus (Covid-19) passaram de 150 mil e mais de 5.700 mortes foram registradas no mundo até este domingo (15). Um estudo revelou que a situação poderia ser bem diferente, caso a China tivesse iniciado o controle da doença mais cedo.

O surto que se espalhou por toda a China e não poupou nenhum continente do mundo poderia ter sido contido, caso as ações do país asiático fossem tomadas mais rapidamente, é o que sugere uma pesquisa da Universidade de Southampton, na Inglaterra.

Segundo os pesquisadores, se a China tivesse adotado as medidas para conter o surto em três semanas antes das ações praticadas no fim de janeiro, 95% das infecções poderiam ser evitadas. O estudo aponta ainda que se Pequim adotasse as iniciativas de controle há duas semanas antes, 86% dos casos seriam reduzidos. O cenário ainda seria diferente se as ações iniciassem uma semana antes da data em que as cidades foram fechadas, neste caso a Covid-19 poderia diminuir em 66%.

Avanço da doença no Brasil

O Ministério da Saúde atualizou na tarde deste sábado (14) os dados do novo coronavírus no Brasil e afirmou que há 121 casos em território nacional. No total, são 1.485 suspeitas no país e 1.344 casos já foram descartados. 

Os dados mostram que a região Norte continua sem casos confirmados do Covid-19. O Nordeste tem seis pacientes com a doença, o Sul tem 12 e o Centro-Oeste tem cinco. Os outros 75 casos confirmados ficam no Sudeste: 56 em São Paulo, 16 no Rio de Janeiro, dois em Minas Gerais e um no Esírito Santo.

Dados do Ministério da Saúde mostram que o número de mortes por causa da doença é de cerca de 3,5% do total de pacientes em nível global. "O vírus tem baixa letalidade nas pessoas", comentou o ministro.

Pandemia mundial

Na quarta-feira (11), a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que o mundo vive uma pandemia do novo coronavírus. São cerca de 118 mil infecções em 114 países e 4.291 pessoas morreram de Covid-19 e o orgão considera que o  número de casos, mortes e números de países atingidos deve aumentar.

O termo é utilizado quando uma epidemia – grande surto que afeta uma região – se espalha por diferentes continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa. Atualmente, há mais de 115 países com casos declarados da infecção.

O diretor-geral da Organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que "pandemia não é uma palavra para ser usada de maneira leve ou descuidada. É uma palavra que, se mal utilizada, pode causar medo irracional ou aceitação injustificada de que a luta acabou, levando a sofrimento e morte desnecessários", mas que descrever a situação como pandêmica, "não altera a avaliação da OMS sobre a ameaça representada por esse coronavírus". 

A cada dia novos casos de Covid-19, doença respiratória causada pelo novo coronavírus, se confirmam no mundo.

Veja também!

>>>Coronavírus: Veja 6 atitudes diárias para se proteger

>>>"Há 13 vacinas em desenvolvimento no mundo", diz médico sobre coronavírus

>>>"É uma crise sem precedentes", afirma economista sobre coronavírus

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube 

Recomendado para você

Comentários