16/07/2021 19:15:00

ONU pede que Cuba liberte manifestantes presos

Redação RedeTV!

Por meio das redes sociais, presidente do país negou que existem desaparecidos e assassinados

(Foto: AP)

A comissária da Organizações das Nações Unidas (ONU), Michelle Bachelet, exigiu nesta sexta-feira (16) que Cuba liberte os manifestantes presos após protestos contra o regime ditatorial da ilha. 

“Todas as pessoas detidas por exercerem seus direitos devem ser libertadas urgentemente”, declarou Bachelet. A comissária também fez um apelo para que o governo cubano tenha um diálogo com a população. “Convoco o governo a abordar as demandas dos manifestantes por meio do diálogo, e que respeite e proteja plenamente os direitos de todas as pessoas à reunião pacífica e à liberdade de opinião e de expressão”, disse em comunicado. 

Bachelet ressaltou que é preocupante os detidos estarem em locais desconhecidos e sem comunicação, além de pedir que Cuba restabeleça o serviço de internet no país, após corta-lo para dificultar a comunicação entre manifestantes.

O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, negou, através das redes sociais, as afirmações de que existem desaparecidos e assassinados.“Nem assassinado nem desaparecido. A última ditadura cubana foi derrubada em 1959. O ódio não mora aqui. Somos uma terra de paz”, escreveu.

A onda de protestos em Cuba dura há quase uma semana e foram motivados pelo colapso da saúde no país. Além das manifestações por falta de ítens básicos de sobrevivência e pela demora da vacinação contra a covid-19, a população exibe por mais liberdade e democracia.

Veja também!

>>>Hospitalizado, Bolsonaro conversa com Sikêra Jr.

>>>Eduardo Bolsonaro fala sobre decreto que proíbe redes de apagar conteúdos

>>>São Paulo vacina pessoas a partir de 32 anos na próxima semana

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários