09/02/2021 08:26:00 - Atualizado em 09/02/2021 08:31:00

OMS não vê evidência de que pandemia iniciou em Wuhan

Redação/RedeTV!

Equipe de especialistas da OMS foram à cidade, no centro da China, investigar causas da pandemia

O mercado de frutos do mar de Wuhan Huanan, onde se suspeita que o novo coronavírus teria começado a se espalhar - (Foto: Associated Press)

Os especialistas chineses e da Organização Mundial da Saúde (OMS) que investigaram a origem da Covid-19 em Wuhan, no centro de China, anunciaram nesta terça-feira (9) que não há evidências suficientes para determinar que o coronavírus estava se disseminando na cidade antes de dezembro de 2019.

"Não há indicação da transmissão do Sars-Cov-2 na população do período anterior a dezembro de 2019", disse Liang Wannian, chefe da equipe da China, em entrevista coletiva, acrescentando que "não há evidências suficientes" para determinar se o vírus já havia se espalhado na cidade antes disso.

Também não foi identificado uma espécie animal que pode ter sido responsável por transferir o vírus aos seres humanos. A possibilidade, no entanto, ainda é provável, de acordo com Wannian.

Peter Ben Embarek, um especialista em vírus da OMS, também disse em coletiva que o trabalho para identificar as origens do coronavírus aponta para uma reserva natural em morcegos, mas é improvável que eles estivessem em Wuhan, cidade da região central da China onde o surto foi descoberto em 2019.

Vírus não veio de laboratório

A teoria de que o vírus da covid-19 foi criado em um laboratório na cidade chinesa de Wuhan e saiu para o exterior por um erro é "extremamente improvável", declararam os especialistas.

"A hipótese de um acidente em um laboratório é extremamente improvável para explicar a introdução do vírus no homem (...) Na verdade, não faz parte das hipóteses que sugerimos para estudos futuros", declarou Embarek.

Veja também!

>>> Governo negocia novo auxílio aos informais, afirma Bolsonaro

>>> Governo pede à AstraZeneca rapidez na remessa de vacinasa

>>> Cidade paulista vai testar vacinação em massa da população

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários