14/10/2018 18:00:00 - Atualizado em 14/10/2018 23:41:00

Novo surto de ebola atinge a República Democrática do Congo

Redação/RedeTV!

(Foto: Reprodução/Agência Brasil)

A parte leste da República Democrática do Congo decretou, na noite do último sábado (13), seu segundo surto de ebola deste ano. O foco é na cidade de Beni, que vive um quadro de epidemia, concentrando 74% do total de casos de contágios do mês de setembro.

De acordo com a Agência EFE, que coletou informações com o governo local, a falta de conscientização sobre a doença e a crença nos curandeiros fazem com que a população local nutra desconfianças com relação aos agentes de saúde que visitam a região para combater o vírus. Somado a isso, o controle de circulação de pessoas é mais difícil em um região tão vulnerável e insegura como é a República Democrática do Congo.

Uma das medidas de combate são as campanhas de vacinação. Em maio deste ano, quando o vasto país da África Central sofreu seu primeiro surto de ebola de 2018, o país realizou campanha de vacinação com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e da organização Médicos Sem Fronteiras.

Mas o surgimento desses novos focos da doença dificulta o seu combate e aumenta o risco de disseminação do vírus ebola aos países vizinhos, já que Beni faz fronteira com Uganda. Segundo a OMS, outro foco da doença está na província de Kivu do Norte, também na República Democrática do Congo.

Nesta última província, os desafios de controle do vírus estão relacionados ao fato de haver deslocamentos em massa ligados à ação de dezenas de grupos armados e a outros problemas de saúde, como a poliomielite e a cólera.

O ebola é endêmico na República Democrática do Congo, que já registrou 10 surtos ao longo de quatro décadas. O primeiro aconteceu em 1979. Antes do atual surto, o último ocorreu em maio de 2018, e seu controle gerou boas expectativas por parte da OMS. Uma das maiores complicações deste ano é o fato de envolver tanto áreas rurais como urbanas.

Recomendado para você

Comentários