01/08/2016 19:04:00 - Atualizado em 01/08/2016 19:18:00

Noruega estuda construir o primeiro túnel submarino flutuante do mundo

Redação RedeTV!

(Foto: Divulgação/NPRA)

O NPRA, orgão norueguês que administra estradas, apresentou um projeto para construir os primeiros túneis submarinos flutuantes do mundo. O objetivo é reduzir em mais de 10 horas até 2035 o trajeto da cidade de Kristiansand, que fica no sul do país nórdico, para Trondheim, no norte. Apesar da distância ser de apenas 1.000 quilômetros, a viagem entre as duas cidades demora cerca de 21 horas e necessita sete travessias de balsa. Tudo porque o lado oeste da Noruega é repleto de grandes trechos de mar entre altas montanhas.

(Foto: Divulgação/NPRA)

A revista "Wired" noticiou que o custo do projeto está avaliado em US$ 25 bilhões (mais de R$ 80 bilhões). De acordo com a publicação, os túneis submarinos flutuantes seriam a solução pois pontes normais não resolveriam devido à largura das travessias e a profundidade de mais de uma milha (1,6 quilômetros).

(Foto: Divulgação/NPRA)

Arianna Minoretti, engenheira sênior na administração pública de estradas da Noruega, explicou que o trecho do fiorde (grande entrada de mar entre altas montanhas rochosas) de Sogn seria o primeiro a ser construído e utilizaria uma estrutura composta por tubos de concreto de aproximadamente 1,3 km, pendurados entre 19 e 30 metros abaixo da superfície.

"Para um engenheiro trabalhando nessa estrutura, é como estar no Discovery Channel todos os dias", brincou Arianna. Será que o projeto será aprovado pelos governantes noruegueses?

Assista ao vídeo que explica o projeto:

Recomendado para você

Comentários