22/11/2019 11:41:00 - Atualizado em 22/11/2019 11:48:00

Morre o rabino Henry Sobel, aos 75 anos, vítima de câncer no pulmão

Redação/RedeTV!

Rabino emérito da Congregação Israelita Paulista (CIP) se destacou como voz em defesa dos direitos humanos


O rabino Henry Sobel, de 75 anos, morreu nesta sexta-feira, 22, em Miami, nos Estados Unidos — (Foto: Reprodução/Federação Israelita do Estado de São Paulo)

Morreu em Miami (EUA) nesta sexta-feira (22), aos 75 anos, o rabino Henry Sobel, vítima de câncer no pulmão. Rabino emérito da Congregação Israelita Paulista (CIP), Conforme nota divulgada pela família e pela Federação Israelita de São Paulo, o rabino destacou-se como uma "voz firme em defesa dos direitos humanos no Brasil".

Rabino emérito da Congregação Israelita Paulista (CIP), Sobel se tornou reconhecido após sua atuação na luta pelo esclarecimento da morte do jornalista Vladimir Herzog, também de origem judaica, na época em que este estava à frente das instituições de repressão da ditadura militar, em São Paulo, em 1975.

Uma semana depois do assassinato de Herzog, o rabino se juntou a líderes de diferentes religiões em um ato ecumênico em homenagem ao jornalista, no dia 31 de outubro de 1975. Sobel se recusou a enterrá-lo na ala dos suicidas do cemitério israelita, pois rejeitava a versão oficial acerca das circunstâncias da morte. 

Durante a infância, a família de Sobel viveu em Nova York, onde ele se formou rabino. Na década de 1970, ele se radicou no Brasil. O sepultamento acontece no domingo (24), no cemitério Woodbridge Memorial Gardens, em Nova Jersey.

Veja também!

>>> Caged registra criação de 70,8 mil postos de trabalho em outubro

>>> Ministro brasileiro participa, como convidado, das eleições à presidência do Uruguai

>>> Ex-governador Fernando Pimentel é condenado a 10 anos de prisão

Assista aos vídeos da RedeTV! no YouTube e inscreva-se no canal!

Recomendado para você

Comentários