12/08/2019 17:14:00 - Atualizado em 12/08/2019 17:26:00

Mãe faz alerta após filha de 4 anos engasgar com uva: "Ela quase morreu"

Redação/RedeTV!

Mãe pediu atenção aos pais ao darem frutas inteiras aos filhos

(Foto: Reprodução/Facebook)

Mãe de duas crianças, a britânica Laura Lou Chambers fez um alerta no Facebook após sua filha, Olivia, de quatro anos, engasgar com uma uva.

"Na noite passada, Olivia quase morreu e foi minha culpa", desabafou ela, na última quinta-feira (8). Até esta segunda-feira (12), a publicação havia ultrapassado 53 mil compartilhamentos na rede social.

No relato, a mãe explicou que pegou o hábito de cortar as uvas ao meio antes de dar aos filhos, mas, naquele dia, acabou deixando a fruta inteira ao servi-la com cereais. "Eu pensei: ela já tem quase cinco anos, não é do tipo de enche a boca e engasga. Além disso, eu estava me apressando para terminar de limpar a casa", relembra Laura. "Foi a primeira vez, desde que ouvi sobre a criança que morreu engasgada com uva, que eu não a cortei ao meio".

Com o aspirador de pó ligado, a mãe pensou ter ouvido a filha fazer um barulho ao subir as escadas enquanto comia. "Eu imediatamente sabia o que tinha acontecido", disse. "Corri até ela. Ela não conseguia respirar. Ela tentou chupar uma uva, mas a fruta foi parar no fundo da garganta, desceu e ficou entalada".

Desesperada, Laura relatou que virou a menina e começou a bater na região da omoplata da criança. "Mas nada acontecia. Ela estava me olhando e seus lábios estavam ficando azuis, já que não conseguia respirar de jeito nenhum", continuou.

Foi nesse momento que Jaime, o pai da menina, interveio e conseguiu realizar uma manobra que fez a uva voar para fora da boca da menina e, segundo a mulher, cruzar a sala da casa.

"Eu me deito aqui agora e vejo-a dormir. Eu chorei muito à noite e meu coração doi quando olho pro seu peito onde ainda há marcas de arranhões que ela fez ao tentar puxar o ar", descreve a mãe, que cita a história como exemplo para conscientizar outros pais. "Por favor, que isso seja um lembrete para os pais por aí - minha vida quase mudou para sempre noite passada por causa do meu descuido". 

O que fazer em casos de engasgo?

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o indicado (para pessoas com mais de dois anos de idade) é realizar a manobra de Heimlich, método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas superiores por corpo estranho. 

"Na maioria das vezes a pessoa asfixiada tende a colocar a mão no pescoço, identificando que está engasgada. A manobra consiste em ir por trás da vítima, com uma mão fechada na região da boca do estomago e com a outra mão por cima, fazer movimentos em formato de jota, para dentro e para cima", informa comunicado dos bombeiros.

Segundo a tenente BM Marielle, enfermeira de formação e pós graduada em urgência e emergência, esse movimento funciona porque gera uma pressão que "provoca ânsia de vômito, colocando para fora o objeto ou alimento que está obstruindo as vias áreas".

Já no caso de menores de dois anos, o ideal é usar outra técnica. Virar a criança de costas, apoiá-la no antebraço e em das coxas. Na sequência, deve-se abrir a boca dela com dois dedos e "dar cinco tapinhas vigorosos nas costas". 

O próximo passo consiste em apoiá-la no outro antebraço e na outra coxa e então fazer "cinco compressões cardíacas na altura da linha imaginária entre os dois mamilos, com os dois dedos também".

Além disso, os bombeiros explicam que somente pessoas que tenham treinamento em primeiros socorros devem tentar essas manobras. “Já houve casos que não foi feito o procedimento correto, por exemplo: tapas nas costas de pessoas acima de dois anos não é recomendado. Isso porque, a vibração do tapa pode fazer com que o conteúdo desça e prejudique mais ainda a respiração e outros órgãos”, alerta a tenente.

Também é importante acionar imediatamente os bombeiros pelo telefone 193. “Vale ressaltar que este é um dos procedimentos  de primeiro socorros, mas a primeira dica que fica nestes casos é que seja acionada com o máximo de urgência os bombeiros para o atendimento”, destacou a tenente. 

Veja também!

>>> Previdência já tem votos para ser aprovada no Senado, diz jornal

>>> Escolha de novo PGR: Subprocurador Augusto Aras se defende de acusações

>>> Brasil confirma melhor campanha em Jogos Pan-Americanos

Recomendado para você

Comentários