15/12/2018 08:21:00 - Atualizado em 15/12/2018 08:21:00

Juiz declara "Obamacare" inconstitucional e deixa 20 milhões sem médico nos EUA

Redação/RedeTV!

A lei de saúde conhecida como “Obamacare”, criada na gestão de Barack Obama (2009-2017) na Presidência dos Estados Unidos, foi considerada inconstitucional pelo juiz federal Reen O’Connor, do tribunal do Texas.

Na prática, a mudança deixa cerca de 20 milhões de norte-americanas sem cobertura médica. A decisão do magistrado ocorre meses após o Congresso norte-americano ter modificado a lei dentro da reforma tributária do atual presidente, Donald Trump.

Ao todo, o processo foi interposto por 20 estados republicanos após a reforma que eliminou as multas à obrigação de ter um seguro médico, conhecida como “mandato individual”.

No Twitter, Trump comemorou: “Embora não seja surpreendente, o ‘Obamacare’ acaba de ser declarado inconstitucional por um respeitado juiz no Texas. Grande notícia para os Estados Unidos’, escreveu.

Na outra ponta, o procurador-geral da Califórnia, o democrada Xavier Becerra, já anuncipu que vai apresentar recurso contra a decisão do juiz, levando a questão provavelmente até o Tribunal Supremo do país.

Recomendado para você

Comentários