03/06/2015 15:44:00 - Atualizado em 22/06/2015 15:20:00

Jovem com síndrome de Asperger treina cão para interromper suas crises

Sara Oliveira/RedeTV!

(Foto: Cedida ao Portal da RedeTV!)

Portadora da síndrome de Asperger, a norte-americana Danielle Jacobs, de 24 anos, treinou seu cachorro, um rottweiler chamado Samson, para ajudá-la nos momentos em que começasse a se agredir durante crises de ansiedade.

Na terça-feira (2), a moradora da cidade de Tempe, no Arizona (EUA), publicou no Facebook um vídeo no qual mostra um desses momentos em que o cão se coloca na frente dela para impedir que se machuque. Até agora, a gravação postada no YouTube tem mais de 5,5 milhões de visualizações. 

Em entrevista ao Portal da RedeTV!, Danielle contou que, durante essas crises, Samson a ajuda a voltar para a realidade e parar com os socos e tapas que desfere contra o próprio corpo. "Eu sinto um senso de direção. Durante um colapso, meus sentimentos estão por todo o mapa como se estivesse em uma montanha-russa", descreve. "Eu estou com raiva naquele instante e não quero ser incomodada. Mas ele [Samson] é muito grande para afastar e ignorar, então quando ele é persistente eu começar a voltar à realidade e me acalmar". 

Danielle contou que resolveu exibir esse momento tão pessoal para conscientizar sobre o assunto. "O que me motivou é a falta de consciência ou entendimento envolvendo aspies [modo como os portadores se denominam]'", afirmou. "Nós podemos fazer qualquer coisa, mas temos dificuldades em expressar humores, encontrar as palavras certas e lidar com situações sociais".

(Foto: Cedida ao Portal da RedeTV!)

A jovem conta que ainda na infância exibia sinais da síndrome, mas sua mãe não queria que ela fosse diagnosticada. "[Isso] me deixou sem assistência, já que não existem serviços que ajudem adultos a administrar os colapsos".

Há pouco mais de dois anos, Danielle adotou Samson em um abrigo e começou a treiná-la diariamente. Quando contou para sua neurologista que o rottweiler estava a ajudando a superar as crises, a médica aprovou. "Ela absolutamente amou os vídeos. Também ficou em choque quando soube que ele notou um ataque de pânico antes mesmo do médico perceber os sinais. Ela ainda brincou e me pediu para treinar seus cães", conta ela.

(Foto: Cedida ao Portal da RedeTV!)

Saiba mais sobre a síndrome de Asperger

As causas da síndrome de Asperger, uma condição psicológica do espectro autista, ainda não foram descobertas pela ciência. Sabe-se que é causada por alterações genéticas e é mais comum em meninos.

A condição não causa grandes atrasos no desenvolvimento da fala, nem altera as capacidade física ou mental do portador, mas eles sofrem com dificuldades de comunicação e comportamentos repetitivos. Sendo assim, os portadores da síndrome acabam, na maioria dos casos, se isolando, o que prejudica ainda mais a capacidade de socialização.

Por enquanto, não há cura e nenhum tratamento para a síndrome, mas a terapia comportamental pode ajudar a atenuar os sintomas e melhorar a convivência.

Recomendado para você

Comentários