12/11/2019 13:17:00

Itamaraty: Governo autoriza trajeto de Evo Morales pelo espaço aéreo brasileiro

Redação/RedeTV! com Ansa Brasil

“Foi concedida autorização para sobrevoo de aeronave”, disse o governo brasileiro em comunicado


Itamaraty: Governo autoriza trajeto de Evo Morales pelo espaço aéreo brasileiro - (Foto: Reprodução/Twitter)

De acordo com Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), o trajeto do avião que leva o ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, ao asilo político no México passará pelo Brasil.

A solicitação foi feita feita pelo governo mexicano e atendido pelo Brasil nesta terça-feira (12) . “Confirmamos que foi concedida autorização para sobrevoo de aeronave transportando o ex-presidente Evo Morales”, disse o Itamaraty.

O Ministério das Relações Exteriores do México informou sobre possíveis complicações no transporte de Evo Morales, em recente coletiva de imprensa.  Negociações com vários países, como Paraguai, Peru e Equador, foram feitas para que a aeronave pudesse usar o espaço aéreo deles.

Asilo político

O México concedeu asilo político ao ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, informou o ministro das Relações Exteriores mexicano, Marcelo Ebrard, na noite desta segunda-feira (11). Segundo o chanceler, citado pela imprensa local, a decisão foi tomada "por razões humanitárias e em virtude da situação de perigo que ele [Morales] enfrenta na Bolívia, onde sua vida e integridade estão em perigo".

Morales deixou a Bolívia na madrugada desta terça (12), após o governo mexicano enviar um avião da Força Aérea para buscá-lo em Chimoré, no estado de Cochabamba, local onde ele estava desde domingo, quando anunciou sua renúncia.

"O avião da Força Aérea Mexicana já decolou com Evo Morales a bordo. De acordo com as convenções internacionais atuais, está sob a proteção do México. Sua vida e integridade estão seguras." escreveu o ministro de Relações Exteriores. 

Em seguida, também no twitter, o ex-presidente da Bolívia anunciou que estava deixando o país. Logo em seguida, o governo mexicano confirmou que ele embarcara no avião.

"Irmãs e irmãos, parto rumo ao México, agradecido pelo desprendimento do governo desse povo irmão que nos deu asilo para preservar nossa vida. Dói-me abandonar o país por razões políticas, mas sempre estarei ao seu lado. Logo voltarei com mais força e energia", escreveu Morales.

Crise e renúncia

Morales renunciou após ter sido pressionado publicamente pelo comando das Forças Armadas e da Polícia e até por sindicatos próximos ao governo. Horas antes, ele havia convocado uma nova eleição presidencial por conta das irregularidades na apuração detectadas pela Organização dos Estados Americanos (OEA).

A vitória de Morales em primeiro turno deflagrou uma onda de protestos em algumas das principais cidades da Bolívia, encabeçados por Mesa e pelo fundamentalista católico Fernando Camacho. "Não quero mais ver famílias maltratadas por ordem de Mesa e Camacho", disse Morales em seu discurso de renúncia. "Ser indígena e de esquerda anti-imperialista é nosso pecado", acrescentou.

Veja também!

>>> México concede asilo político a Evo Morales

>>> Governo lança programa Verde Amarelo para incentivar geração de emprego

>>> Com socos, jovem "dá o troco" em colega homofóbico e vídeo viraliza

Assista aos vídeos da RedeTV! no YouTube e inscreva-se no canal!

Recomendado para você

Comentários