04/08/2020 20:12:00 - Atualizado em 04/08/2020 20:17:00

Itamaraty diz que não há registro de brasileiros mortos em explosão no Líbano

Redação/RedeTV! com Ansa

Uma forte explosão foi registrada nesta terça-feira (4)

(Foto: AP)

O Ministério das Relações Exteriores informou que "não há, até o momento, notícia de cidadãos brasileiros mortos ou gravemente feridos", nas explosões registradas em Beirute, capital do Líbano, nesta terça-feira (4).

"O governo brasileiro solidariza-se com o povo e o governo do Líbano pelas vítimas fatais e pelos feridos atingidos pelas graves explosões que tiveram lugar hoje no porto de Beirute", diz ainda a nota. (Leia a íntegra no final)

Uma forte explosão foi registrada nesta terça-feira (4) em uma área portuária de Beirute, no Líbano. O ministro da Saúde do pais, Hamad Hassan, confirmou que o número de mortos nas explosões registradas em Beirute subiu para 73, enquanto o de feridos foi para 3, 7 mil. 

Imagens que circulam nas redes sociais mostram uma enorme coluna de fumaça na capital e também prédios destruídos. Também há cenas de diversas vítimas próximas ao local da explosão.

Pessoas relataram que a explosão foi sentida em várias partes da cidade e chegou a abalar edifícios inteiros, também quebrou vidros e há ainda diversos carros completamente destruídos pelas ruas.

De acordo com a imprensa local, a explosão teria acontecido e um local onde fogos de artifício são armazenados.

O incidente ocorre na mesma semana em que a Justiça julgará a morte do ex-premier Rafik Hariri, em um atentado a bomba em 14 de fevereiro de 2015. É esperado que o veredicto saia no próximo dia 7 de agosto. Além do ex-primeiro-ministro, outras 21 pessoas morreram e 220 ficaram feridas.

Luto nacional

O primeiro-ministro do Líbano, Hassan Diab, decretou que a próxima quarta-feira (5) será um dia de luto nacional devido às devastadoras explosões registradas em Beirute nesta tarde. Após o anúncio, o presidente libanês, Michel Aoun, pediu uma "reunião urgente" do conselho superior da Defesa.

Embaixada do Brasil

A Embaixada do Brasil em Beirute também foi atingida pela explosão que devastou a capital do Líbano, mesmo localizada distante da região portuária. A informação foi revelada pelo jornalista Jamil Chade.

Segundo ele, a residência de um dos diplomatas, Roberto Salone, também foi danificada. Até o momento, não há registro de brasileiros feridos.

As fontes do governo disseram que todos os vidros da embaixada foram destruídos, mas não machucou nenhum funcionário porque o expediente já havia sido encerrado.

Marinha do Brasil 

Militares da Força Tarefa Marítima (UNIFIL) da Marinha do Brasil estavam em Beirute quando foi registrada a explosão. Em nota, a corporação afirmou que todos estão bem e não há feridos. 

"A Marinha do Brasil (MB) informa, com relação à explosão ocorrida em Beirute, hoje, que todos os militares componentes daForça Tarefa Marítima (UNIFIL) da MB estão bem e não há feridos.

A Fragata Independência encontra-se operando no mar, normalmente. O navio estava distante do local onde ocorreu a explosão. Outras informações serão passadas tempestivamente."

Leia na íntegra a nota do Itamaraty

O governo brasileiro solidariza-se com o povo e o governo do Líbano pelas vítimas fatais e pelos feridos atingidos pelas graves explosões que tiveram lugar hoje no porto de Beirute.

O Ministério das Relações Exteriores acompanha com atenção os acontecimentos na cidade e está pronto para prestar a assistência consular cabível. Não há, até o momento, notícia de cidadãos brasileiros mortos ou gravemente feridos.

O Itamaraty seguirá acompanhando a situação por meio da Embaixada do Brasil em Beirute, em coordenação com a Divisão de Assistência Consular (DAC) em Brasília.

O telefone de plantão consular da Embaixada do Brasil em Beirute está disponível para informações sobre a situação dos brasileiros no Líbano pelo número +961 70108374. O núcleo de assistência a brasileiros do MRE em Brasília também está à disposição para informações, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, pelos telefones +55 61 2030 8820/6756/6753 e pelo e-mail dac@itamaraty.gov.br. Nos demais horários, poderá ser contatado o telefone do plantão consular da Secretaria de Assuntos de Soberania Nacional e Cidadania do Itamaraty pelo número +55 61 98197-2284.

Recomendado para você

Comentários