Itamaraty divulga nota condenando ataque dos EUA
Tatiana Fernandes - Redação RedeTV! com AgênciasPaís defende solução diplomática que interrompa o ciclo de violência
(Foto: Reprodução/Agência Brasil)
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil divulgou neste domingo (22) uma nota sobre o bombardeio dos Estados Unidos ao Irã: "O governo brasileiro expressa grave preocupação com a escalada militar no Oriente Médio e condena com veemência, nesse contexto, ataques militares de Israel e, mais recentemente, dos Estados Unidos, contra instalações nucleares, em violação da soberania do Irã e do direito internacional. Qualquer ataque armado a instalações nucleares representa flagrante transgressão da Carta das Nações Unidas e de normas da Agência Internacional de Energia Atômica", diz a nota do Itamaraty.
Ainda segundo o texto, e de acordo com informações do UOL, as "ações armadas contra instalações nucleares representam uma grave ameaça à vida e à saúde de populações civis, ao expô-las ao risco de contaminação radioativa e a desastres ambientais de larga escala".
Na nota, o Brasil também se posiciona sobre o que considera urgente e vital nessa situação: "uma solução diplomática que interrompa o ciclo de violência e abra uma oportunidade para negociações de paz". Ainda segundo o Itamaraty, as consequências negativas da escalada militar podem gerar danos irreversíveis para a paz e a estabilidade na região e no mundo e para o regime de não proliferação e desarmamento nuclear.
O Itamaraty já havia condenado os ataques de Israel no Irã, na última senana. O mesmo fez o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o G-7.
Fique informado com a RedeTV!
- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp