24/10/2020 11:23:00 - Atualizado em 24/10/2020 11:24:00

Itália debate novas medidas anti-Covid após recordes de casos

Ansa

Premiê e ministros estão reunidos para decidir novas regras

(Foto: Associated Press)

Após bater recordes de contágios diários e ver o número de mortes causadas pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2) aumentar na última semana, o governo italiano debate neste sábado (24) uma série de novas medidas de restrições para conter o avanço da doença em âmbito nacional.

O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, está reunido com diversas autoridades, incluindo sua equipe de ministros, para discutir regras mais rígidas que devem ser incluídas no decreto divulgado na semana passada.   

A expectativa é de que os governadores das regiões da Itália também participem para se posicionarem a respeito da padronização de algumas medidas, na tentativa de garantir um comportamento “mais homogêneo”.

“Um novo bloqueio generalizado como o de março, a Itália não pode pagar, para não correr o risco de passar de uma pandemia de saúde a uma pandemia econômica. É necessário distinguir as atividades indispensáveis das menos indispensáveis e limitar o aumento de infecções”, alertou o governador da Emilia-Romagna, Stefano Bonaccini.

O governador da Puglia, Michele Emiliano, por sua vez, defendeu medidas mais severas em toda a Itália antes que “os hospitais fiquem sobrecarregados”. “O número de infectados é muito alto e precisamos reduzi-los, desacelerando o movimento das pessoas.   

Você tem que sair de casa apenas para trabalhar, obter educação ou outras necessidades graves”, disse.   

Paralelamente, o ministro da Saúde, Roberto Speranza, convocou o Comitê Técnico-Científico para analisar, junto aos especialistas, possíveis maneiras de conter o crescimento das infecções.

No último balanço desta sexta-feira (23), a Itália registrou, pelo terceiro dia consecutivo, um recorde no número de novos casos de Covid-19: foram 19.143 contágios no período de 24 horas.   

Assembleia CNA

Antes do encontro, o premiê enviou uma mensagem para uma assembleia realizada pela Confederação Nacional do Artesanato e da Pequena e Média Empresa (CNA), lembrando que o governo está “ciente de que nem todas as medidas adotadas têm agido com a tempestividade necessária” e que “as administrações públicas podem melhorar o seu desempenho na capacidade de ajudar rápida e concretamente as empresas, criando um ambiente favorável para investimentos”.   

Em um apelo aos empresários, Conte pediu para todos unir “esforços no sinal da confiança mútua para mudar a Itália, para não deixar ninguém para trás”. “As portas do governo ficarão sempre abertas”, enfatizou.

Veja também!

>>> Covid-19: Rodrigo Maia quer CoronaVac em Programa Nacional de Imunização

>>> Eleições: PF usará drones para flagrar crimes como boca de urna

>>> Criatividade marca as campanhas dos candidatos à prefeitura de São Paulo

 

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários