Israel elimina comandante da Marinha iraniana responsável por bloquear Hormuz
Redação RedeTV!Ministro da Defesa de Israel classificou ações do comandante como operação terrorista
(Foto: Reprodução/Redes Sociais)
O comandante da Marinha da Guarda Revolucionária do Irã, Alireza Tangsiri, morreu após um bombardeio realizado pelas Forças de Defesa de Israel na cidade portuária de Bandar Abbas. A confirmação do óbito foi divulgada pela agência estatal Irna na manhã desta segunda-feira (30), detalhando que o militar não resistiu aos ferimentos causados por um ataque que também atingiu outros membros do alto escalão.
O oficial era o principal responsável pelo bloqueio do Estreito de Hormuz, estratégica via marítima que conecta o Golfo Pérsico ao Mar da Arábia. A morte do militar sucede uma série de baixas na cúpula iraniana desde o início do conflito em fevereiro, incluindo o líder supremo Ali Khamenei e o chefe do Conselho de Segurança, Ali Larijani.
Israel confirmou a autoria da operação por meio de redes sociais e comunicados oficiais. Ao tratar da eliminação de Tangsiri, o ministro da Defesa, Israel Katz, classificou a interrupção do fluxo no estreito como uma "operação terrorista".
O fechamento da rota, por onde trafegam 20% do petróleo mundial, elevou o preço do barril para patamares superiores a US$ 100 na última semana. Teerã sustenta que a restrição de navegação é direcionada apenas a nações envolvidas em ataques diretos contra o território iraniano.
"Os demais têm liberdade para passar. Claro que muitos preferem não fazê-lo por questões de segurança. Isso não tem nada a ver conosco", afirmou o ministro das Relações Exteriores, Abbas Araghchi, em entrevista ao canal MS NOW.
A reabertura do canal, que possui apenas 33 quilômetros de largura em seu ponto mais crítico, é considerada prioritária para a estabilidade econômica global. O governo dos Estados Unidos defende que o livre acesso à passagem é condição essencial para qualquer tratado de paz na região.
Em pronunciamento na sexta-feira (27), o presidente Donald Trump enfatizou a necessidade de desobstrução da via. "Eles têm que abrir o Estreito de Trump. Quero dizer, de Hormuz. Me desculpem, sinto muito, que erro terrível", disse o republicano.
Fique informado com a RedeTV!
- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp
