27/11/2020 10:04:00

Índia produzirá mais de 100 milhões de doses de 1ª vacina russa

Ansa

Além da Sputnik V, país planeja distribuir 2ª vacina em dezembro

Sputnik V será produzida também na Índia, anunciou Fundo Russo - (foto: EPA)

O Fundo Russo de Investimentos Diretos (RDIF), responsável financeiro pelo desenvolvimento da vacina contra o novo coronavírus Sputnik V, informou nesta sexta-feira (27) que fechou um acordo com a farmacêutica indiana Hetero para a produção de 100 milhões de doses anuais do imunizante. A produção deve ser iniciada já no início do ano que vem.

"Estamos felizes de anunciar o acordo entre RDIF e Hetero que abre as oportunidades para produção da vacina segura e de alta eficiência Sputnik V na Índia. A Sputnik V tem que virar uma parte importante do portfólio nacional de vacinas de cada país que procura proteger a sua população do coronavírus", disse na nota oficial o diretor-geral do RDIF, Kirill Dmitriev.

Em estudos preliminares dos resultados da fase 3 de testes, a vacina desenvolvida pelo Instituto Gamaleya de Pesquisa em Epidemiologia e Microbiologia, com apoio dos ministérios da Saúde e da Defesa, apresentou eficácia "superior a 95%" após os voluntários tomarem a segunda dose. Os dados, porém, precisam ser revisados por cientistas independentes e publicados em revista científica.

Conforme informações do governo russo, mais de 1,2 bilhão de doses da Sputnik V já foram vendidas para mais de 50 países. A produção nacional, feita por cinco indústrias, terá como foco abastecer o mercado interno russo, por isso, o país busca acordos para produção com destino internacional.

Além da Sputnik V, a Rússia tem mais duas vacinas anti-Covid em desenvolvimento, sendo que a EpiVakCorona, do Instituto Vektor, também já teve seu registro aprovado para uso mesmo que os testes ainda não tenham terminado. Segundo a agência Tass, essa segunda vacina deve entrar em circulação no dia 10 de dezembro, e a vacinação em massa deve ocorrer em 2021.

Veja também!

>>> RedeTV! promove sabatina com Bruno Covas (PSDB) nesta sexta-feira (27)

>>> Maradona é enterrado e mundo chora a perda

>>> Vacina de Oxford precisará de estudos adicionais, diz AstraZeneca

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários