Harvard processa governo Trump após veto a estudantes estrangeiros
Pedro Brum/Redação RedeTV!A instituição norte-americana apresentou uma ação ao Tribunal Federal de Boston
(Foto: Freepik)
Nesta sexta-feira (23), a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, entrou com um processo contra o governo de Donald Trump, em resposta à recente decisão de revogar a autorização da instituição para matricular estudantes estrangeiros.
Por meio de uma ação apresentada ao Tribunal Federal de Boston, a universidade classificou a revogação como uma “violação flagrante” da Constituição dos EUA e de outras leis federais, afirmando que a medida teve um “efeito imediato e devastador” para mais de 7.000 portadores de visto e para a própria instituição.
“Com uma canetada, o governo busca eliminar um quarto do corpo discente de Harvard, estudantes internacionais que contribuem significativamente para a Universidade e sua missão”, rebateu Harvard, destacando que a decisão afetaria profundamente a comunidade acadêmica.
“É o ato mais recente do governo em clara retaliação por Harvard ter exercido seus direitos da Primeira Emenda para rejeitar as exigências do governo de controlar a governança, o currículo e a ‘ideologia’ do corpo docente e dos alunos de Harvard”, acrescentou a universidade.
Na quinta-feira (22), Kristi Noem, secretária de Segurança Interna dos Estados Unidos, solicitou o cancelamento da certificação do Programa de Estudantes e Visitantes de Intercâmbio da Universidade de Harvard, a partir do ano acadêmico de 2025-2026.
Segundo Noem, a medida foi motivada por acusações de que a instituição de Massachusetts estaria “promovendo a violência, o antissemitismo e a coordenação com o Partido Comunista Chinês.”
Fique informado com a RedeTV!
- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp