Hamas diz que não governará Gaza após guerra
Redação Rede TV! com IAMovimento extremista anunciou que libertará os últimos reféns

Imagem Ilustrativa (Foto: Pexels)
O Hamas anunciou que libertará na próxima segunda-feira (13) os reféns que ainda estão em Gaza e que não governará a região após o término da guerra. A declaração foi feita pelo movimento extremista à AFP neste domingo (12) e surge no contexto do acordo de cessar-fogo, que já em vigor desde sexta (10).
"Segundo o acordo assinado, a troca de prisioneiros começará na manhã de segunda-feira", disse Osama Hamdan, alto funcionário do grupo islamista que governa Gaza desde 2007.
Esse posicionamento ocorre após negociações entre Israel, Hamas e intermediários internacionais que pleitearam um acordo de trégua vigente desde sexta-feira (10) e que inclui a troca dos últimos reféns —-vivos e mortos— restantes em Gaza por quase 2.000 palestinos detidos em prisões israelenses, incluindo 250 detidos "por razões de segurança nacional".
Os dois lados devem agora negociar a implementação do plano de 20 pontos do presidente dos EUA, Donald Trump, para encerrar a guerra. O plano prevê que o grupo palestino se desarme e renuncie ao controle de Gaza após o fim do conflito.
Todavia, o Hamas já manifestou anteriormente que abandonar o poder em Gaza “é uma questão resolvida” e rechaçou qualquer exigência de desarmamento como “fora de questão”.
Fique informado com a RedeTV!
- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp
- Clique aqui para acessar o Notícias RedeTV! no Youtube
- Assista AO VIVO à programação da RedeTV!