01/07/2022 08:47:00 - Atualizado em 01/07/2022 08:52:00

Fósseis de hominídeos podem ser os mais antigos do mundo, diz estudo

Redação RedeTV!

Descoberta foi revelada no início desta semana

(Foto: Divulgação/Pnas)

Um estudo da revista científica Pnas (Proceedings of the National Academy Sciences) divulgado nesta semana mostrou que fósseis encontrados na África do Sul podem ser 1 milhão de anos mais antigos, datando de 3,4 milhões a 3,6 milhões anos atrás.

A descoberta é tão chocante que chega a mudar a linha do tempo da humanidade. As ossadas dos Australopythecus são mais antigas que de “Lucy”, considerado até então o fóssil mais antigo do mundo, com cerca de 3,2 milhões de anos.

Esses fósseis foram encontrados em 1936, na África do Sul. Os pesquisadores acreditavam que essa espécie de hominídeo (Australopithecus africanus) descendia de “Lucy” (Australopithecus afarensis).

“Esse novo e importante trabalho de datação desloca a idade de alguns dos fósseis mais interessantes na pesquisa da evolução humana, e um dos fósseis mais icônicos da África do Sul, a ‘Sra. Ples’, data de um milhão de anos atrás quando, na África Oriental, nós achamos outros hominídeos icônicos como Lucy”, disse Dominic Stratford, um dos autores da pesquisa.

Veja também!

>>> Governo Federal disponibiliza R$ 340,8 bilhões para produção agrícola nacional

>>> Marina Silva anuncia que será candidata a deputada federal

>>> Justiça determina que greve dos motoristas e cobradores de SP foi abusiva

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários