24/05/2019 17:49:00 - Atualizado em 24/05/2019 17:58:00

Filhote de elefante desmaia de exaustão após ser obrigado a andar sob calor de 40ºC com turistas

Redação/RedeTV!

O caso aconteceu na Tailândia, país conhecido por promover atrações com animais selvagens

(Foto: Reprodução)

Não é de hoje que ONGs, ativistas e os próprios turistas denunciam maus-tratos contra animais selvagens em atrações na Tailândia. O último caso aconteceu no Jardim Botânico Tropical Nong Nooch, na cidade de Pattaya. Um filhote de elefante desmaiou de exaustão, após ser obrigado a andar muito sob um calor de 40ºC.

O animal estava amarrado, com uma corda no pescoço, junto à sua mãe, que carregava turistas em suas costas. Um vídeo feito por uma professora filipina mostra o momento em que, cansado, o filhote cai e é auxiliado pela tromba da mãe a levantar e continuar. Nenhuma pessoa, além do animal, ajudou o pequeno elefante, que, de acordo com o jornal Daily Mail, tem por volta de um ano de idade.

Após o auxílio da mãe, o filhote levantou cambaleando e seguiu a caminhada. De acordo com a professora que fez as imagens, e que foi entrevistada pelo Daily Mail e se recusou a dar seu nome, o passeio nos elefantes são pagos e acontecem em toda a área do parque.

"Tem muito mais filhotes de elefantes presos à sua mãe, enquanto estas andam pelo parque com turistas em suas costas, que aproveitam com seus chapéus sob o sol, no momento em que esses elefantes estão sofrendo", denunciou a professora.

A mulher é imigrante em Myanmar, e estava na Tailândia a passeio, aproveitando suas férias com uma amiga, quando fez o vídeo. Ao Daily Mail, a professora demonstrou indignação. "Estou consternada pelos elefantes e quero garantir o bem-estar deles", afirmou.

Apesar de um funcionário do parque ter denunciado os maus-tratos, o Jardim Botânico Tropical Nong Nooch informou que todos os elefantes estão saudáveis e são tratados bem. "Se há algum problema, eles são acompanhados por veterinários", informou a equipe do estabelecimento.

(Foto: Reprodução/Instagram/Nongnooch Garden Pattaya)

Outro caso

No mês passado, um filhote de elefante chamado Dumbo morreu durante um show, no sul da Tailândia. O bicho de apenas três anos de idade estava tão fraco que quebrou suas patas durante a apresentação. Antes do incidente, ele havia sido forçado a performar três vezes no mesmo dia.

O animal chegou a ser fotografado com aparência de sofrimento e demonstrava estar com uma infecção. O elefante desmaiou no show e foi levado a um hospital veterinário, onde foi comprovado que ele quebrou as duas patas traseiras. Três dias depois, faleceu.

Veja também!

>>> Guedes diz que reforma da Previdência deve ser aprovada em até 90 dias

>>> Bolsonaro volta a defender mudanças na CNH e fim dos radares

>>> Mulher esfaqueia três durante briga no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em SP; vídeo

Você já assinou o nosso canal no YouTube? Clique e inscreva-se agora!

Recomendado para você

Comentários