01/12/2018 03:55:00 - Atualizado em 01/12/2018 11:24:00

Ex-presidente dos EUA, George H.W. Bush morre aos 94 anos

Redação/RedeTV!


(Divulgação/U.S. Navy)

O ex-presidente dos Estados Unidos, George H.W. Bush (1989-1993), morreu nesta sexta-feira (30) aos 94 anos, segundo informou em comunicado seu filho e também ex-presidente, George W. Bush (2001-2009). Ele havia sido hospitalizado por pressão baixa e fadiga em abril.

"Jeb, Neil, Marvin, Doro e eu anunciamos com tristeza que, depois de 94 anos extraordinários, nosso querido pai morreu", disse Bush em comunicado publicado nas redes sociais.

No Twitter, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgou comunicado dele e da primeira-dama, Melania Trump, sobre a morte do ex-mandatário. Ele lembrou o período da Guerra Fria ao dizer que Bush "guiou a nação com seu bom critério, bom senso e uma liderança imperturbável": "Como presidente, assentou as bases para décadas de prosperidade que lhe seguiram".

Também por meio de suas redes, o ex-presidente democrata Barack Obama afirmou que a “América perdeu um patriota e humilde servo” e fez cumprimentos a família do ex-presidente. “Nossos corações estão pesados hoje, mas também estão cheios de gratidão. Nossos pensamentos estão com toda a família Bush hoje e com todos que foram inspirados pelo exemplo de George e Barbara”, afirmou o ex-presidente.

41º presidente dos EUA, George Herbert Walker Bush sofria de um tipo de Parkinson que lhe causava dificuldade para caminhar. Ao longo dos últimos anos, ele foi hospitalizado em diferentes ocasiões. Em 2016, foi internado por problemas respiratórios. Antes disso, em 2015, rompeu uma vértebra do pescoço após sofrer uma queda.

Sua esposa e ex-primeira dama Barbara Bush faleceu no dia 17 de abril deste ano, aos 92 anos, em sua casa, no Texas. Em pleno velório, o ex-presidente passou mal por conta de uma infecção sanguíneae precisou ser internado na UTI.

Veterano da 2ª Guerra Mundial, Bush pai comandou o país até o fim da Guerra Fria, entre 1989 e 1993.  Republicano, ele se destacou por ter decidido pela intervenção das forças norte-americanas no Iraque na guerra do Golfo, após as forças de Saddam Hussein invadirem o Kuwait.

Recomendado para você

Comentários