23/04/2024 19:22:00

Espanha cria fundo para vítimas de abuso sexual da Igreja Católica

Redação RedeTV!

Segundo o ministro da Justiça espanhol, a instituição católica falhou em atender às vítimas de abuso ao longo dos anos

(Imagem: Pixabay)

Nesta terça-feira(23), o ministro da Justiça da Espanha anunciou que o país irá criar um fundo, financiado principalmente pela Igreja Católica, com o objetivo de compensar mais de 440 mil vítimas de décadas de abuso sexual cometido por funcionários, clérigos e pessoas ligadas à igreja.

De acordo com um trecho do documento publicado pelo Provedor de Direitos Humanos da Espanha, foi recomendada a criação de um fundo estatal, apontando uma suposta falta de auxílio da igreja e sugerindo que ela estaria tentando minimizar o fenômeno.

Segundo o ministro da Justiça espanhol, Félix Bolanõs, a instituição católica falhou em atender às vítimas de abuso ao longo dos anos, e as respostas da igreja variam de acordo com a diocese.

"Queremos responder para prevenir, reparar e tentar saldar a dívida que nossa sociedade tem para com as vítimas", afirmou o ministro à imprensa.

O governo planeja que o fundo esteja em funcionamento até 2027 e prevê uma fórmula não definida que exigiria que a igreja "pague a totalidade ou uma parte substancial da compensação e forneça outros elementos de reparação simbólica".

Bolanõs ainda reitera que o ministério buscará negociar com bispos sobre a contribuição da igreja para este fundo, acreditando que eles estão dispostos a cooperar com a causa.

No entanto, a Conferência Episcopal Espanhola afirma que seria inviável aceitar um plano que exclua vítimas de outras organizações, pois isso representaria um "julgamento condenatório de toda a Igreja que aborda apenas parte do problema".

Veja também!

- Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

- Pai de Henry Borel comemora nascimento da filha: "Um novo começo"

- Mulher morre por eutanásia no Peru; caso é o primeiro na história do país

Confira o nosso canal 'Notícias RedeTV' no Youtube:

Recomendado para você

Comentários