09/08/2018 09:02:00 - Atualizado em 09/08/2018 09:04:00

Equador declara emergência devido à entrada de imigrantes venezuelanos

Arthur Henrique - Redação/RedeTV!

Venezuelanos em Roraima - (Divulgação/Agência Brasil)

O governo do Equador declarou estado de emergência no setor de mobilidade humana nas províncias de Carchi, Pichincha y El Oro. A medida foi definida em decorrência da necessidade urgente, segundo as autoridades, de prestar apoio a chegada em massa de imigrantes venezuelanos.

Segundo estatísticas oficiais, são cerca de 4.200 venezuelanos que chegam diariamente ao país.

"O governo do Equador declara estado de emergência relacionado à migração humana nas províncias de Carchi, Pichincha e El Oro. (Está sendo) Providenciada atenção urgente aos migrantes venezuelanos na fronteira norte", destaca a nota do governo do país.

As autoridades do Equador informaram que a iniciativa tem como objetivo dar uma resposta "eficaz e contundente" para a preservação dos imigrantes que ingressam no país.

Por meio de seu Twitter, o Ministério das Relações Exteriores do Equador, José Valencia, comunicou o estado de emergência e ainda informou que uma coordenação entre as entidades públicas está sendo preparada.

"Como órgão reitor da política de mobilidade humana decidimos declarar a emergência nas três províncias para garantir a defesa dos direitos através de uma resposta concertada de parte de todo o estado", disse o Valencia.

O vice-ministro de Mobilidade Humana, Santiago Chávez, também se pronunciou, afirmando que estabelecer um plano de contingência e ações de atenção humanitária é algo a ser almejado. De acordo com ele, reuniões com os representantes provinciais e também da Organização das Nações Unidas (ONU) serão feitas para o assunto ser debatido da melhor forma.

Imigração venezuelana em Roraima

A crise econômica e social na Venezuela faz com que o Brasil também seja um local de regúfio aos venezuelanos. O Exército brasileiro calcula que a média de entrada de pessoas vindo da Venezuela em Roraima, baseada nos últimos cinco meses, foi de 416 pessoas ao dia. Em janeiro de 2018, a Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou estimativa de 800 imigrantes, mas a média de quantos cruzam a fronteira todos os dias foi sincronizadas com os dados dos militares.

Justiça de Roraima suspende entrada de venezuelanos no BrasilImigrantes que foram barrados de entrar no país adentram o Brasil após decisão ser derrubada - (Reprodução/Twitter)

Ainda não há números exatos sobre a quantidade de venezuelanos vivendo em Roraima. Contudo, a cidade Boa Vista, capital do estado, revelou em levantamento que há 25 mil moradores venezuelanos – equivalente a 7,5% da população local, que é de 332 mil habitantes- vivendo por ali. Desses, pelos 65% estão sem emprego.

No ano, 117 mil venezuelanos já pediram asilo em todo o mundo graças a crise. O número que já é maior que toda a marca dos doze meses de 2017.

No fim da manhã de segunda-feira (6), a via entre o Brasil e a Venezuela foi bloqueada por determinação de Helder Girão Barreto, juiz federal de 1ª instância. As polícias Federal, Rodoviária Federal e agentes da Força Nacional de Segurança cumpriam a decisão de bloqueio da fronteira e ao menos 100 venezuelanos ficaram detidos no caminho para Roraima.

Muitos madrugaram ao relento da via, incluindo mulheres e crianças. Um dia depois, com base em decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, a fronteira entre os dois países foi reaberta.

Recomendado para você

Comentários