09/04/2020 13:55:00 - Atualizado em 09/04/2020 14:28:00

Enfermeiros testam positivo para coronavírus após usarem sacos de lixo como proteção

Redação RedeTV!

A equipe atuava na linha de frente da doença

(Foto: Reprodução)

Três enfermeiros que viralizaram na internet por usarem sacos de lixos para se proteger do novo coronavírus (covid-19) testaram positivo para a doença há uma semana, em Londres, na Inglaterra, de acordo com o tabloide britânico "The Telegraph". Alguns profissionais já haviam solicitado à direção do centro médico que providenciasse equipamentos adequados, mas sem sucesso, os profissionais foram obrigados a encontrar outros meios para evitar o contágio. 

"Tivemos que usar nossa iniciativa. Não tínhamos outra escolha ou poderíamos pegar o vírus por conta própria. Precisamos do kit de EPI adequado agora, ou enfermeiros e médicos vão morrer. É simples assim. Estamos tratando nossos próprios colegas na enfermaria depois que eles pegaram o vírus dos pacientes. Como isso pode estar certo?", disse uma enfermeira ao Telegraph.

Os profissionais, que trabalham no Northwick Park Hospital (NHS), foram fotografados usando sacos de lixo clínico na cabeça e corpo e, segundo fontes, foram alertados pelo hospital a não falar com a imprensa sobre a falta de equipamentos de proteção individual (EPI).

O Secretário de Saúde do Reino Unido, Matt Hancock, afirmou que apenas 5,7 dos médicos do hospital estariam doentes por causa da covid-19, mas de acordo com uma pesquisa da Royal College of Physicians (RCP) com mais de 2.500 funcionários da linha de frente do vírus, a taxa é de 14,6%.

Um porta-voz do NHS Trust, da London North West University Healthcare, que administra o NHS, se posicionou sobre a pesquisa e justificou as orientações para que colaboradores não falassem com a imprensa: "Isso é lamentável, mas não inesperado, pois corresponde à experiência dos profissionais de saúde em todo o mundo. Estamos fornecendo total apoio aos funcionários que se sentem mal e desejam uma rápida recuperação. Estamos trabalhando ativamente para apoiar a equipe a levantar preocupações através dos canais de confiança apropriados".

Recentemente, uma outra enfermeira do mesmo hospital, Kate O'Flaherty, resolveu documentar os seus últimos desejos por medo de contrair o novo coronavírus e não resistir. A moça, que também faz parte da linha de frente, decidiu fazer seu testamento mesmo sendo saudável e não fazer parte do grupo de risco da doença. 

Veja também!

>>> Brasil vai receber matéria-prima para hidroxicloroquina, diz Bolsonaro

>>> Casos de coronavírus pelo mundo ultrapassam 1.5 milhão

>>> Recuperado, Dr. Roberto Kalil admite que tomou cloroquina: "Tem que ser utilizada"

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

What do you want to do ?
New mail

Recomendado para você

Comentários