27/07/2022 11:22:00

Embaixador retornará para Kiev, na Ucrânia, diz Itamaraty

Redação RedeTV!

Comunicado foi divulgado na noite de terça-feira (26)

(Foto: Divulgação/Embaixada do Brasil em Kiev)

O Ministério das Relações Exteriores informou que o embaixador do Brasil na Ucrânia, Norton de Andrade Mello Rapesta, retornará para Kiev, capital do país. O comunicado foi divulgado na noite de terça-feira (26).

O diplomata havia deixado a Ucrânia dias após o início da invasão russa. Na época, ele ainda divulgou um vídeo explicando que a mudança se dava por razões de segurança e, desde então, trabalhava da Moldávia, onde também é embaixador do Brasil.

Nos últimos cinco meses, ao menos 250 brasileiros foram atendidos pela embaixada do Brasil em Kiev, segundo o Itamaraty. A maioria dos casos tratava sobre emissão de documentos e travessia da fronteira.

“Concluída a evacuação de brasileiros que desejaram deixar a Ucrânia, foram encerrados os trabalhos dos postos de atendimento consular que haviam sido temporariamente instalados nas cidades de Chisinau (Moldova), Kosice (Eslováquia), Lviv e Chernivtsi (Ucrânia)”, disse a pasta em nota.

O Itamaraty ainda informou que está acompanhando a situação da guerra e reforçou a recomendação de que brasileiros não ingressem na Ucrânia.

Veja também!


>>>BC lança moeda colorida para celebrar bicentenário da independência

>>>Gasolina tem redução de 5% em julho, diz IBGE

>>>Time de especialistas tem "rodada magra" no Palpitão RedeTV!

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários