17/04/2024 17:12:00 - Atualizado em 17/04/2024 17:13:00

Em menos de 48h, choveu em Dubai o equivalente a todo o ano nos Emirados Árabes Unidos

Redação RedeTV!

Tempestades históricas podem ter ligação com intervenção humana

(Foto: EFE)

A cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (EAU), passou por um evento raríssimo nesta terça-feira (16): chuvas intensas

Choveu na cidade em menos de 48h mais do que o equivalente a um ano de chuvas nos EAU. Foram 142 milímetros nos últimos dias, quase 50% a mais do que os 94,7 milímetros esperados em todo o ano.

A agência de notícias estatal WAM diz que este foi um “evento climático histórico” em Dubai, e o maior volume de chuva registrado desde 1949

Dubai ficou caótica, com engarrafamentos enormes em suas rodovias de seis pistas, além de transtornos no aeroporto, que é o mais movimentado do mundo. Autoridades locais recomendaram só ir ao aeroporto em casos urgentes.

Países vizinhos como, Bahrein, Catar e Arábia Saudita também foram atingidos pelos temporais, mas quem sofreu mais foi Omã, que teve 18 mortos em decorrência das chuvas.

Ainda não se sabe com exatidão qual a causa dos temporais históricos, mas segundo a Associated Press (AP), as chuvas podem ter relação com o “cloud seeding”, ou “semeadura” em português.

O processo de “semeadura” consiste numa intervenção humana para provocar chuvas, fazendo um bombardeio nas nuvens com produtos químicos, como iodeto de prata ou gelo seco.

Os EAU realizam o processo para obtenção de água potável, já que obtém grande parte do recurso via dessalinização, um processo que demanda muita energia e dinheiro.

A AP relata que, segundo meteorologistas locais, o Centro Nacional de Meteorologia realizou pelo menos seis voos para “semeadura” das nuvens antes das fortes tempestades.

Veja também!

- Mulher leva idoso morto em cadeira de rodas para pedir empréstimo

- Senado aprova PEC sobre criminalização da posse de drogas

- Lula manteve linhas básicas da restrição à saidinha, diz Lewandowski

Confira o nosso canal 'Notícias RedeTV' no Youtube:

Recomendado para você

Comentários