02/07/2020 10:16:00 - Atualizado em 02/07/2020 10:30:00

Desabamento em mina mata mais de 100 trabalhadores em Mianmar

Redação/RedeTV!

Área ficou completamente submersa na lama, causada por fortes chuvas na região


(AP Photo/Zaw Moe Htet)

Ao menos 126 mineiros morreram em um desabamento de terra em uma mina de jade no norte de Mianmar, próximo à fronteira com a China, segundo bombeiros locais nesta quinta-feira (2). A mídia local afirma que o ocorrido é uma  "das piores catástrofes do tipo nos últimos anos no país".

"Os mineiros foram soterrados pela lama causada por fortes chuvas", informaram os bombeiros. A área em volta ficou completamente submersa, de acordo com imagens divulgadas pelas equipes de emergência nas redes sociais. "O balanço total até o momento é de 126 mortos", confirma a corporação.

O deslizamento ocorreu quando os mineiros extraíam jade das encostas escavadas em uma mina em Hpakant, uma cidade remota no estado de Kachin. Conforme informações da agência de notícias Associated Press, os trabalhadores foram previamente notificados por autoridades para que não seguissem até o local por causa das tempestades. "Poderíamos ter ainda mais mortes sem a advertência", disse uma fonte das forças de segurança.

Ainda segundo o corpo de bombeiros de Mianmar, "as operações de resgate foram retomadas", após um comandante de polícia da região interromper as operações de busca devido às fortes chuvas.

Negócio vale bilhões

Anualmente, dezenas de mineiros morrem em Mianmar durante o trabalho na lucrativa, porém pouco regulamentada, indústria de jade, que emprega migrantes mal remunerados para extrair esta pedra semipreciosa com alta demanda na China.

O negócio alcança bilhões de dólares e muitos trabalhadores não estão sequer registrados, de acordo com a ONG Global Witness, e deslizamentos de terra mortais são frequentes na região. Em 2015, mais de 100 pessoas faleceram em desastres desse tipo. Quatro anos depois, uma tragédia semelhantes deixou 50 vítimas fatais.

Veja também!

>>> MEC lança protocolo para retorno às aulas em instituições federais

>>> Entrega do Imposto de Renda com atraso tem multa a partir de julho

>>> Brasil proíbe entrada de estrangeiros no país por mais 30 dias

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários