09/08/2022 18:31:00 - Atualizado em 09/08/2022 18:50:00

Cratera no deserto do Chile dobra de tamanho

Redação RedeTV!

Autoridades do país continuam investigando o fenômeno

(Foto: Reprodução)

O buraco que surgiu de forma misteriosa no Deserto do Atacama, no Chile, no dia 30 de julho, dobrou de tamanho nos últimos dias.

A cratera, que inicialmente tinha 25 metros de diâmetro e quase 200 de profundidade, chegou aos 50 metros de diâmetro, o que corresponde ao tamanho de seis estátuas do Cristo Redentor. 

As autoridades chilenas ainda investigam a origem do buraco. De acordo com geólogos ouvidos pela BBC News Mundo, há duas possíveis hipóteses. A primeira teoria é devido aos eventos naturais, como chuvas. A segunda, por sua vez, seria por conta da mineração próxima ao local. 

A companhia Candelaria de mineração explora jazida de cobre na região, onde a cratera apareceu. Segundo Cristóbal Muñoz, diretor da ONG informativa Red Geocientífica de Chile, a exploração realizada pela mineradora é maior do que a prevista. "As informações preliminares que circulam apontam para a intervenção da mineradora que realizou uma exploração excessiva de minerais naquela área. Tinha uma projeção prevista para extrair 38 mil toneladas de minério, mas extraiu cerca de 138 mil toneladas, mais que o triplo", afirmou.

Muñoz ressalta que a intervenção humana pode ter acarretado em uma desestabilização do solo, possibilitando a formação do buraco.

As atividades de empresa foram interrompidas após ordem do Serviço Nacional de Geologia e Mineração do Chile (Sernageomin). A ministra de Minas do país, Marcela Hernando, prometeu punir os responsáveis.

Veja também!


>>> Auxílio Brasil de R$ 600 começa a ser pago hoje

>>> TSE nega pedido do Ministério da Defesa para acessar dados das eleições anteriores

>>> Caminhoneiros recebem auxílio com parcela dobrada

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários