27/03/2020 12:49:00 - Atualizado em 27/03/2020 12:58:00

Coronavírus: Pandemia faz ONU negociar cessar-fogo em conflitos na África e Ásia

Redação/RedeTV!

Conversas contam com o apoio do presidente francês Emmanuel Macron

A ONU também quer o apoio do Conselho de Segurança (Foto: Divulgação/ONU)

Em meio à pandemia do coronavírus (Covid-19), a ONU negocia o cessar-fogo em quatro conflitos armados que acontecem atualmente na África e na Ásia.

As conversas, que estão em fase adiantada, são lideradas pelo português Antônio Gutierrez, secretário geral da entidade, e contam com forte apoio do presidente da França, Emmanuel Macron.

Além da negociação direta com os envolvidos, Gutierres também deseja uma declaração conjunta de apoio por parte do Conselho Permanente de Segurança na ONU, formado por China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia.

Os países envolvidos são os africanos Iêmen, que vive em guerra civil há cinco anos com participação direta do Estado Islâmico, Síria, com o mesmo problema desde 2011, e Camarões, além das Filipinas, aonde o governo local e o Partido Comunista já chegaram a um acordo.

No Iêmen, tanto o governo quanto os oposicionistas desejam, além do cessar-fogo, a autorização para a entrada de ajuda humanitária. Já entre camaroneses e sírios, no entanto, até o momento a mobilização parte apenas das forças de oposição.

Segundo dados do Centro de Ciência e Engenharia (CSSE) da Universidade John Hopkins, nos Estados Unidos, existem mais de 553 mil casos da doença pelo mundo e cerca de 23 mil mortes.

Veja também!

>>> Covid-19: Casos da doença pelo mundo ultrapassam 500 mil

>>> Doria anuncia R$ 218 milhões para 80 municípios paulistas na luta contra o novo coronavírus

>>> Estados Unidos oferecem recompensa de US$ 15 milhões por Maduro

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube 

Recomendado para você

Comentários