16/08/2021 09:45:00 - Atualizado em 16/08/2021 17:25:00

Com Talibã no poder, confusão causa mortes no aeroporto de Cabul; vídeo

Redação RedeTV!

Voos comerciais foram cancelados e apenas viagens militares estão sendo permitidas. Tropas estadunidenses atiraram para cima para conter multidão

(Foto: AP)

Diversas pessoas foram flagradas tentando fugir do Afeganistão, após o Talibã tomar a capital Cabul e voltar ao poder após 20 anos. A confusão causou mortes e tropas estadunidenses ainda presentes no país precisaram agir para tentar controlar a situação na manhã desta segunda-feira (16). O número de mortes e as causas ainda não foram informadas. O presidente do país fugiu e o palácio presidencial foi tomado no último domingo (15).

Em fevereiro de 2020, o então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um acordo de paz com o Talibã que previa a retirada total das tropas estadunidenses do Afeganistão em abril deste ano. O atual presidente, Joe Biden, manteve a decisão e adiou a saída para o final deste mês, mas com a retirada, o grupo extremista reconquistou o poder em pouco tempo.

Os EUA atacaram o Afeganistão em 2001, como reação aos ataques no World Trade Center, no dia 11 de setembro do mesmo ano, e tirou o Talibã do poder.

Aeroporto

Segundo a agência Reuters, os voos comerciais foram cancelados e apenas viagens militares estão sendo permitidas. Em vídeos publicados nas redes sociais é possível ver a situação de desespero da população, com diversas pessoas tentando entrar nas aeronaves que restaram.

Ainda de acordo com a Reuters, durante a confusão, tropas dos EUA que ainda estavam no aeroporto para ajudar estadunidenses que estavam no país atiraram para o alto “para controlar a situação”.

Mais de 60 países publicaram um comunicado pedindo que cidadãos afegãos e estrangeiros tenham permissão para deixar o país em segurança.

Diálogo com a Rússia

Os líderes do grupo extremista disseram, nesta segunda-feira (16) que a situação é pacífica desde quando tomaram a capital Cabul.

O encarregado russo para o Afeganistão, Zamir Kabulov, afirmou que o embaixador de seu país em Cabul vai se reunir na terça-feira (17) com os integrantes do Talibã para que a Rússia possa decidir se reconhece ou não o governo do grupo.

Veja também!

>>> Talibã toma capital do Afeganistão após presidente deixar o país

>>> Rio já vacinou 2 milhões com as duas doses contra covid-19

>>> Projeto em Paquetá aplica segunda dose em moradores

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários