13/08/2020 08:38:00 - Atualizado em 13/08/2020 08:55:00

China diz que asas de frango congeladas do Brasil apresentam teste positivo para coronavírus

Redação/RedeTV!

Produto veio de um frigorífico do sul de Santa Catarina


(Foto: Divulgação/Agência Brasil)

Na China, asas de frango congeladas importadas do Brasil tiveram amostras com resultado positivo para o novo coronavírus, de acordo com comunicado do governo de Shenzhen, cidade no sul do país, e divulgada pela agência de notícias Reuters nesta quinta-feira (13).

A amostra foi retirada da superfície dos congelados durante testes de rotina no distrito de Longgang na terça (11), e confirmada em um reexame pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças local, segundo o jornal South China Morning Post. Outros produtos que haviam sido armazenados próximos ao lote infectado também foram testados e os resultados deram negativo.

Ainda sgundo um comunicado da Comissão de Saúde de Shenzhen, todo o pessoal que poderia ter entrado em contato com os produtos passaram por testes e todos deram negativos para a covid-19.

O frango brasileiro veio de um frigorífico do sul de Santa Catarina. Em nota, o governo chinês pediu que a população se mantenha atenta a congelados — em especial carnes e frutos do mar — que venham do exterior.

Vestígios do vírus em alimentos

De acordo com a Reuters, várias cidades chinesas relataram casos de frutos do mar congelados contaminados pelo coronavírus. Em junho, segundo a agência de notícia, um lote de camarões vindos do Equador testou positivo para coronavírus.

No fim do mesmo mês, a China suspendeu importações de três processadores brasileiros de carne, informou o Ministério da Agricultura. Na época, foi citado que Pequim mostrava preocupações em conter uma nova onda da epidemia.

Em nota na época, a pasta disse que o órgão chinês responsável pela área, a Administração Geral de Alfândega da China (GACC, na sigla em inglês) “solicitou recentemente informações sobre alguns estabelecimentos brasileiros que exportam para a China e que tiveram notícias divulgadas na imprensa do Brasil sobre casos da Covid-19 entre seus trabalhadores”.

No começo de julho, testes em massa revelaram um surto de infecções por coronavírus em fábricas operadas pelas processadoras de alimentos JBS e BRF no Centro-Oeste do país, com 1.075 empregados de uma fábrica de suínos da JBS testando positivo para Covid-19. Outros 85 trabalhadores também testaram positivo em um frigorífico de aves da BRF na cidade

Alguns dias depois, a China suspendeu temporariamente as importações de uma fábrica da BRF em Lajeado e de uma da JBS em Três Passos, ambas no Estado do Rio Grande do Sul, segundo publicação no site da GACC.

O país asiático solicitou que os exportadores de carne certifiquem, de forma global, que seus produtos estão livres de coronavírus. A China é o maior importador de carne suína, bovina e de frango do Brasil.

Veja também!

>>> Ao lado de Maia e Alcolumbre, Bolsonaro pede respeito ao teto de gastos

>>> João Doria, governador de São Paulo, testa positivo para Covid-19

>>> OMS pede ajuda de US$ 76 mi à comunidade internacional para Líbano


Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários