07/03/2022 19:36:00 - Atualizado em 07/03/2022 19:38:00

Centro de pesquisa nuclear é bombardeado na Ucrânia

Redação RedeTV!

Informação foi divulgada pela Agência Internacional de Energia Atômica 

(Foto: Reprodução)

Um centro de pesquisa nuclear na cidade de Kharkiv, na Ucrânia, foi bombardeado nesta segunda-feira (7), de acordo com informações da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

O ataque russo danificou o local produtor de radioisótopos para fins medicinais e industriais, entretanto, não causou aumento da radiação. O diretor-geral da AIEA, Rafael Mariano, disse que não houve maiores consequências, pois o centro trabalha com nível abaixo do critico e com inventário baixo de suprimentos, porém ressaltou que esse tipo de incidente pode ter proporções grandes. 

“Precisamos agir para evitar um acidente nuclear na Ucrânia, que pode ter consequências severas para a saúde pública e o meio-ambiente. Não podemos esperar”, declarou Mariano.

O diretor-geral disse estar a disposição para ir a Chernobyl, para garantir a segurança das usinas, que está em domínio russo durante a guerra. “Eu disse que estou disposto a ir até Chernobyl, mas pode ser qualquer lugar, desde que facilite essa ação urgente e necessária,” afirmou.

A Rússia incendiou a maior usina nuclear da Europa, a Zaporizhzhia, na última sexta-feira (4), durante confronto militar.

Veja também!

>>> Ao menos 364 civis na Ucrânia morreram desde o início do conflito, diz ONU

>>> Fábrica e loja de Irpin ficam totalmente destruídas após bombardeio russo

>>> Rússia assume controle técnico de usina nuclear de Zaporizhzhia

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários